pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Seat Leon X-Perience 4x4: Prático e aventureiro

A Seat juntou à gama Leon uma nova versão da sua carrinha ST (de Sport Tourer), equipada com tracção integral (4Drive). Estilo prático e aventureiro, a nova variante X-Perience já está à venda no nosso país

29 de Novembro de 2014 às 10:03

€32.330

Seat Leon X-Perience 1.6 TDI CR Start&Stop 4Drive

Motor: dianteiro longitudinal, ferro/alumínio, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasóleo, injecção directa , turbo, start/stop

Cilindrada: 1.598cc

Potência: 110cv (3.200-4.000rpm)

Binário: 470Nm (1.500-3.000rpm)

Velocidade máxima: 184km/h

Aceleração 0-100km/h: 11,6 seg.

Tracção: integral (4x4)

Transmissão: manual 6 velocidades

Consumo urbano: 5,5l/100km

Consumo extra-urbano: 4,2l/100km

Consumo combinado: 4,7l/100km

Emissões CO2: 122g/km (Euro VI)

A Seat juntou à gama Leon uma nova versão da sua carrinha ST (de Sport Tourer), equipada com tracção integral (4Drive). Estilo prático e aventureiro, a nova variante X-Perience já está à venda no nosso país, com preços entre os 32.730 e os 40.825 euros. A diferença para a ST é de cerca de mais três mil euros.

A variante X-Perience completa assim a família do novo Leon, que nasceu com o cinco portas, a versão mais desportiva SC, a carrinha ST e as variantes Cupra.

O lançamento da X-Perience surge num momento particularmente positivo para a marca espanhola do grupo Volkswagen, que regista um crescimento de vendas totais da ordem dos 10,5%, à semelhança do que acontece no mercado europeu - mais 11,4%, a que corresponde uma quota de mercado de 2,5%.

A gama Leon soma 115.700 veículos saídos da fábrica de Martorell entre Janeiro e Setembro último, que incluem 32.700 unidades da familiar ST, na qual se baseia a versão X-Perience. Em Portugal, depois da quebra verificada no sector automóvel, que afectou todas as marcas, os números deste ano são igualmente optimistas: um crescimento de 92,8% em comparação a 2013.

Da nova versão X-Perience, dadas as suas características específicas, a Seat Portugal prevê comercializar apenas 100 unidades no próximo ano.

Todos os caminhos

Com uma aparência e um bom comportamento "off-road", como apreciámos nos ensaios dinâmicos do modelo na região de Barcelona, o X-Perience distingue-se visualmente da ST pelas barras de tecto em preto, novos pára-choques mais robustos à frente e atrás, revestimentos inferiores em alumínio, protecções de carroçaria em plástico, tanto nas saias junto à base das portas como nos guarda-lamas, e pelas jantes de 17 polegadas com novo desenho de cinco raios duplos, e que, opcionalmente, podem ser de 18 polegadas.

As dimensões gerais são praticamente as mesmas da ST- 4,539mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2,638mm -, mas a altura ao solo aumenta para 27mm, para uma melhor abordagem às irregularidades do piso e pendentes no fora de estrada.

A capacidade da bagageira também se mantém inalterável: 587 litros de volume de carga que podem ser ampliados até aos 1.470 litros. Objectos até 2,5 metros de comprimento podem ser carregados no interior desde que as costas do banco do passageiro da frente sejam rebatidas.

Interior de qualidade

No habitáculo, de aspecto elegante e com materiais de qualidade, o X-Perience beneficia de alguns detalhes "premium" específicos em pele, como é o caso, entre outros, do volante, da alavanca de mudanças e dos bancos com pespontos em cor de laranja, e as ilhargas das portas têm a assinatura do modelo.

O equipamento de série ou opcional é vasto e inclui os mais modernos sistemas de segurança e conectividade. Além disso, a marca propõe uma ampla gama de acessórios que permitem personalizar o X-Perience.

Três motores diesel

No mercado nacional, a gama de motores é composta apenas por três blocos Diesel - 1.6 TDI CR com 110cv; 2.0 TDI CR de 150cv; e 2.0 TDI CR de 184cv, este último com caixa automática DSG. Todos eles estão associados à tracção integral permanente às quatro rodas (4Drive), controlada electronicamente, que utiliza a quinta geração do sistema Haldex. Em andamento normal, a quase totalidade do binário é debitado pelo motor às rodas dianteiras, mas se estas perderem tracção, o binário é rapidamente transferido para as rodas traseiras.

Em Junho de 2015, serão lançados mais dois blocos - o 1.4 TSI de 125cv e o 1.6 TDI de 110cv -, mas só com tracção dianteira.

Negócios em Barcelona, a convite da Seat Portugal

Ver comentários
Publicidade
C•Studio