Ativistas climáticos cortam Segunda Circular em Lisboa

Um grupo de ativistas pelo clima bloqueou a Segunda Circular, em Lisboa, esta terça-feira, em frente aos escritórios da Galp, interrompendo a circulação. A polícia decidiu cortar a estrada no sentido Benfica-Aeroporto até os bombeiros retirarem dois manifestantes que estavam suspensos na ponte pedonal.
1/7
Foto: António Pedro Santos / Lusa ativistas protesto segunda circular Foto: António Pedro Santos / Lusa ativistas protesto segunda circular Foto: António Pedro Santos / Lusa ativistas protesto segunda circular Foto: António Pedro Santos / Lusa ativistas protesto segunda circular Foto: António Pedro Santos / Lusa ativistas protesto segunda circular Foto: António Pedro Santos / Lusa ativistas protesto segunda circular Foto: António Pedro Santos / Lusa ativistas protesto segunda circular
Cláudia Arsénio 03 de Outubro de 2023 às 09:51

Vários ativistas pelo clima do grupo Climáximo bloquearam a Segunda Circular esta manhã, durante a hora de ponta, no sentido Benfica-Aeroporto, junto às Torres de Lisboa, onde estão localizados os escritórios da Galp.

PUB

As imagens que circulam nas redes sociais mostram os jovens a ocuparem também o passeio e a ponte pedonal que atravessa a estrada naquele local. Os jovens foram retirados do local e detidos, segundo o Correio da Manhã. Os bombeiros retiraram dois jovens que estavam pendurados na ponte pedonal, onde tinham colocado uma faixa onde se podia ler: "O Governo e as empresas declaram guerra à sociedade e ao planeta".

A polícia decidiu cortar a estrada no sentido Benfica-Aeroporto para conseguir retirar os dois ativistas que estavam suspensos por cabos. O protesto na via acabou por ser travado por condutores que empurraram os manifestantes para fora da estrada.

O porta-voz do movimento Climáximo, Noah Zino, em declarações à TSF que também tem a sede nas Torres de Lisboa, declarou: "Nós estamos aqui porque, efetivamente, os governos e as empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta unilateralmente. As emissões de Portugal matam a cada dois dias as mesmas pessoas que morreram em Pedrógão Grande".

A polícia decidiu cortar a estrada no sentido Benfica-Aeroporto para conseguir retirar os dois ativistas que estavam suspensos por cabos. O protesto na via acabou por ser travado por condutores que empurraram os manifestantes para fora da estrada.

PUB

Na semana passada, um grupo de ativistas pelo clima atirou tinta vermelha contra a fachada da FIL, em Lisboa, onde decorria o evento World Aviation Festival, e o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, foi atingido com tinta verde durante um evento.

(Notícia atualizada às 11h20)

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Clima protesto ativistas lisboa Segunda circular
Pub
Pub
Pub