Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

COP27 aprova fundo para financiar danos climáticos

Depois de negociações ao longo da madrugada, a Cimeira do Clima terminou com o acordo sobre a criação do fundo para financiar danos climáticos sofridos por países "particularmente vulneráveis".

UN Climate Change
Lusa 20 de Novembro de 2022 às 09:53
  • Partilhar artigo
  • ...
A Cimeira do Clima, no Egito, terminou este domingo com a aprovação de um acordo que prevê a criação de um fundo para financiar danos climáticos sofridos por países "particularmente vulneráveis", numa decisão descrita como histórica.

A conferência esteve num impasse e as negociações entre as delegações arrastaram-se durante a madrugada.

A resolução foi adotada por unanimidade em assembleia plenária, seguida de aplausos estrondosos, no final da conferência anual do clima da ONU.

O acordo enfatiza a "necessidade imediata de recursos financeiros novos, adicionais, previsíveis e adequados para ajudar os países em desenvolvimento que são particularmente vulneráveis" aos impactos "económicos e não económicos" das alterações climáticas.

A COP27 começou a 6 de novembro, com a participação de quase todos os países do mundo, e o final estava marcado para sexta-feira, com medidas na área da mitigação e adaptação às alterações climáticas e apoio aos países menos desenvolvidos, os que mais sofrem com o aquecimento global, mas foi sendo sucessivamente adiado.
Ver comentários
Saber mais COP27 Egito alterações climáticas
Outras Notícias