EPAL lança serviço para ajudar os consumidores a poupar água
Empresa já conta com cerca de 700 adesões ao recém-lançado Waterbeep. Este serviço, lançado em 2013, disponibiliza aos clientes mais informação sobre os consumos, de modo a que possam adoptar comportamentos mais eficientes.
Lançado há cerca de dois meses, o serviço Waterbeep já conta com várias centenas de adesões. Trata-se da mais recente aposta da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres para transformar a sua relação com os clientes em algo mais do que a mera distribuição de água. Segundo revelou ao Negócios o presidente da EPAL, José Sardinha, a empresa já teve 700 adesões. "Na sua maioria são clientes particulares", indicou o gestor.
O Waterbeep é o último fruto da área de inovação da EPAL a ver a luz do dia. O objectivo é disponibilizar aos clientes mais informação sobre os consumos, de modo que possam adoptar comportamentos mais eficientes. O serviço foi lançado no final de 2013 com três modalidades, sendo uma delas gratuita e as outras duas pagas.
Na versão sem custos a EPAL faculta aos clientes dados sobre o consumo diário por pessoa e comparações com os valores médios da região de Lisboa, mas a informação implica a comunicação de leituras on-line por parte do utilizador. Em alternativa, a EPAL criou uma versão que custa um euro por mês e que recorre à telemetria, permitindo consultar os consumos dos últimos sete e 30 dias, comparando-os com os dos períodos anteriores e com os valores médios em Lisboa. Há ainda a versão Waterbeep Pro, direccionada a clientes empresariais: com o custo de 12 euros por mês, dá ao consumidor informação actualizada a cada 15 minutos. O serviço envia alertas aos clientes por SMS e e-mail em caso de alteração do perfil de consumo.
O presidente da EPAL defende que o novo serviço alia o apoio ao cliente à capacidade de gerar mais receitas para a empresa, ainda que os ganhos para a EPAL sejam residuais. "Estamos interessados em ter um serviço que esteja do lado do nosso cliente. No meio disso, posso tornar-me útil e ganhar alguma coisa", explica José Sardinha. Além das várias centenas de clientes particulares que já captou, a EPAL também angariou clientes empresariais, nomeadamente do sector da hotelaria.
O Waterbeep vem somar-se a outros serviços que a EPAL tem vindo a lançar nos últimos anos, alargando a sua operação para lá do tradicional negócio de distribuição de água. Um dos produtos da empresa do grupo Águas de Portugal (AdP) foi o Aquamatrix, um sistema tecnológico para empresas gestoras de água e saneamento. Mais recentemente a EPAL apostou no WONE - Water Optimization for Network Efficiency, um sistema de gestão e controlo de perdas de água.
Com o Waterbeep a EPAL estendeu o seu leque de novos serviços ao consumidor final, mas segundo José Sardinha a empresa não vai ficar por aqui. A EPAL tenciona prosseguir o desenvolvimento de novos produtos, para tentar ter um lançamento por ano.
Com vendas de 144 milhões de euros, a EPAL alcançou em 2012 um lucro de 43,9 milhões de euros (os números de 2013 não foram ainda publicados). A empresa, que é uma das mais lucrativas do grupo AdP, abastece 34 municípios e 3,4 milhões de consumidores.
Nos últimos anos a EPAL tem sofrido uma redução no volume de água distribuída, que José Sardinha justifica com os hábitos mais eficientes da população e com a redução das perdas de água nas redes dos municípios.
Mudar comportamentos pode trazer poupanças
Para lavar a loiça, a máquina é preferível
É uma das dicas de uso eficiente da EPAL: "Não lave a loiça à mão! Utilize a máquina de lavar loiça. Há modelos recentes com menores consumos, apresentando uma média de 22 litros por lavagem". O uso de detergentes que produzam pouca espuma ajuda também a consumir menos água.
Torneiras a pingar gastam milhares de litros por ano
Uma torneira a pingar pode representar um desperdício de 6 mil litros anuais. Em Lisboa isso pode custar entre 1,37 euros e 11,3 euros ao fim de um ano, consoante o escalão de consumo. Nos actos de higiene diária fechar as torneiras pode evitar o gasto desnecessário de milhares de litros de água por ano.
Vedar o autoclismo pode trazer grandes poupanças
De acordo com a EPAL, "um autoclismo desvedado pode desperdiçar cerca de 200 mil litros de água por ano", o que, pela tarifa do primeiro escalão da EPAL, custaria mais de 45 euros. Instalar dispositivos que permitam descargas mínimas é uma das soluções para evitar o desperdício de água.
Regar o jardim nas horas de menor calor
Se tiver de regar um jardim, é preferível fazê-lo de manhã cedo ou ao fim do dia, evitando as horas de maior calor, em que pode haver perdas de água por evaporação. Regar com mangueira pode gastar 18 litros por minuto, segundo a EPAL. Considerando os tarifários da EPAL, uma rega de 10 minutos poderá custar 4 a 34 cêntimos de euro.
O que fazer quando a água apresenta cor acastanhada?
A cor está associada à presença de ferro na água, que pode resultar da corrosão de condutas. Após ausência prolongada (férias, por exemplo), o consumidor pode fazer a renovação da água na canalização, deixando-a correr dois a três minutos.
E se a água cheirar a cloro?
A água da rede tem cloro para desinfectar. Se o cheiro e o sabor forem notados, o consumidor pode colocar a água no frigorífico em recipiente fechado (a reduzida temperatura ajuda a neutralizar o cheiro e o gosto do cloro), mas não mais de 24 horas, recomenda a EPAL.
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