Revista de imprensa diária
Governo vai lançar concurso para gestão das novas portagens (Jornal de Negócios) O Governo, através do Ministério das Obras Públicas, vai proceder ao lançamento de um concurso público internacional para o fornecimento da solução técnica, gestão do sistema e definição do «princing» das portagens que vão substitui o actual regime de SCUT (sem cobrança ao utilizador ou portagem virtual).
Governo pode intervir nas tarifas eléctricas para 2005 (Jornal de Negócios) O Governo pode vir a ser chamado a intervir na decisão sobre as tarifas eléctricas de 2005 para clientes domésticos. Esta possibilidade, implícita no modelo de regulação, coloca-se caso a proposta da entidade reguladora ERSE aponte para uma subida superior à variação prevista no índice de preços no consumidor.
PUB
Petrocer trava operação de financiamento da Galp (Diário Económico) A operação de emissão de obrigações da Galp no mercado norte-americano, no valor de 250 milhões de dólares, está adiado, uma vez que a Petrocer liderada por Ferreira de Oliveira (na foto à direita) solicitou todo o ‘dossier’ afim analisar as condições propostas aos investidores.
Bagão limita operações da banca em off-shore (Diário Económico) O Governo quer apertar o cerco à distribuição de dividendos a partir de sociedades sedeadas na Zona Franca da Madeira que são usadas com o objectivo de contornar o pagamento de IRC.
Portagens nas ex-SCUT vão custar 0,05 euros por quilómetro (Público) O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações foi ontem explicar à Comissão Parlamentar de Obras Públicas a proposta de introdução do princípio utilizador-pagador nas concessões SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador). António Mexia confirmou que a taxa de portagem para as sete concessões será ligeiramente mais baixa do que a que é praticada pelas concessionárias com portagens reais, estribando-se num valor referência, por quilómetro, de 0,05 euros
PUB
Armadores pedem auxílio ao Governo por causa do preço do gasóleo (Público) Para uma conjuntura de excepção, são necessárias medidas extraordinárias. Foi esta a ideia forte que a Associação dos Armadores das Pescas Industriais (ADAPI) quis transmitir ao ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Carlos da Costa Neves, numa carta enviada esta semana, na qual alerta para as dificuldades decorrentes do aumento do preço do gasóleo marítimo desde o início deste ano.
Arrendamentos antigos em risco (Diário de Notícias)A nova Lei do Arrendamento Urbano pode levar, dentro de três anos, à denúncia de um grande número de contratos de arrendamento. Em causa estão contratos do passado, celebrados após 1990, sem duração limitada, e cujo período transitório termina nessa altura.
Mais lidas
O Negócios recomenda