Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 26 de Janeiro de 2005 às 09:44

Santana Lopes reduz Governo a 12 ministérios (Jornal de Negócios) O actual primeiro-ministro, que lidera o segundo maior Governo da história da democracia portuguesa, quer proceder a uma autêntica revolução na orgânica do Executivo se ganhar as eleições.

PT só quer propostas para a Lusomundo inteira e até fim de Janeiro (Jornal de Negócios) O BESI enviou uma carta-convite aos vários grupos empresariais interessados em comprar a Lusomundo Media pedindo a apresentação de propostas até ao próximo dia 31 de Janeiro, soube o Jornal de Negócios. Com um factor importante: só serão aceites propostas para comprar toda a Lusomundo Media e não para apenas alguns dos seus activos. Esta não-selecção coloca de fora, nesta primeira fase, alguns dos candidatos que têm sido noticiados e a quem só interessará ter parte dos activos – "Diário de Notícias", "Jornal de Notícias", "24 Horas", "Tal & Qual", TSF ou o portfolio de revistas.

PUB

Fusão TAP/PGA permite poupar 50 milhões de euros por ano (Diário Económico) A fusão da TAP e da Portugália Airlines permite criar sinergias que ascendem a 50 milhões de euros por ano. Este é um indicador resultante das avaliações às empresas e que aconselha a que o negócio entre as duas companhias aéreas se faça. Mas a discordância entre os seus accionistas inviabiliza, para já, o negócio. A Parpública e a DGT, accionistas da TAP, pretendem comprar a PGA sem a entrada do GES no seu capital. Mas o grupo financeiro não aceita.

Luso Oil avança com providência cautelar (Diário Económico) Os accionistas portugueses da Luso-Oil, um dos grupos derrotados no concurso para a compra da posição detida pelos italianos da Eni na Galp, interpuseram uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa para suspender o prolongamento do prazo de validade do contrato promessa de compra e venda assinado entre o Estado e a Petrocer, o consórcio vencedor daquele concurso.

Tribunal de Contas investiga gastos dos gabinetes ministeriais (Público) O Tribunal de Contas está a preparar uma auditoria às despesas dos gabinetes ministeriais com pessoal, bens e equipamentos. A investigação deverá estar concluída até final do ano e apurará também os gastos do Estado com pareceres e estudos técnicos. Sobre esta matéria, o líder parlamentar do PS também apresentou um requerimento ao Governo a pedir informação sobre os gastos feitos.

PUB

Câmara de Celorico de Basto admite processar INE (Público) A Câmara de Celorico de Basto admite mover uma acção judicial contra o Instituto Nacional de Estatística (INE), na sequência da revelação, por parte desta entidade, do estudo de poder de compra concelhio, que coloca este concelho do Tâmega em último lugar no "ranking" nacional.

ANAREC quer imposto ao nível de Espanha (Diário de Notícias) A Associação Nacional de Revendedores de Combustível (ANAREC) quer que o próximo Governo promova uma harmonização fiscal com Espanha ao nível dos impostos sobre os produtos petrolíferos. Os revendedores consideram excessivo o valor dos impostos sobre aqueles produtos em Portugal, onde é aplicada uma taxa de 50% de Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, mais 19% de IVA.

Pub
Pub
Pub