Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 11 de Maio de 2006 às 08:31

Escândalo nos selos ameaça negócio em arte, moeda e antiguidades (Jornal de Negócios) Os bens tangíveis de colecção – como selos, obras de arte, moedas e antiguidades – podem oferecer rentabilidades muito elevadas por parte das empresas do sector, mas podem ser afectados com a situação de desconfiança criada pela investigação em curso no investimento em selos.

Governo vai alargar estrutura executiva da TAP (Jornal de Negócios) O Governo prepara-se para introduzir alterações ao modelo de governo societário da TAP. Os cargos «chairman» e CEO mantêm-se, mas a comissão executiva deverá ser reforçada. O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, tem já em sua posse uma «short-list» de quatro nomes possíveis, noticia hoje o Jornal de Negócios, onde adianta que as alterações coincidem com a necessidade de preparar a TAP para o processo de privatização que deverá ocorrer no próximo ano.

PUB

Tele2 interessada na compra da operadora Oni (Diário Económico) A Tele2 já manifestou o seu interesse na compra da Oni à EDP, a maior accionista da operadora de telecomunicações com cerca de 56% do capital. Contactada, fonte oficial da Tele2 disse que “fez estudos prévios sobre o Grupo ONI no âmbito da compra da Comunitel”, sem adiantar mais detalhes.

Caso dos selos afecta vinte mil (Diário Económico) As duas empresas de bens tangíveis, a Afinsa e o Forum Filatélico, têm em Portugal cerca de 20 mil clientes, movimentando cerca de 200 milhões de euros, apurou o Diário Económico.

PT inicia operação na República do Congo em Agosto (Público) Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas defende que investimento da operadora abre portas a mais empresas portuguesas

PUB

Dezenas de clientes preocupados acorreram à sede da Afinsa no porto (Público) À procura de respostas para o futuro do dinheiro aplicado, muitas pessoas dirigiram-se ontem à sede da empresa de investimento filatélico Afinsa no Porto. Procuravam garantias de que a firma conseguiria resistir à investigação em Espanha. Muitos saíram em silêncio, outros não esconderam o receio de perder as economias. O medo substitui agora as certezas de quem pensava ter investido num negócio promissor. Muito promissor: 40% ao fim de 50 meses.

Operação espanhola acelera processos no DIAP (Diário de Notícias) A "Operação Átrio", levada a cabo pelas autoridades espanholas sobre as empresas Afinsa e Fórum Filatélico, reanimou dois inquéritos adormecidos nos DIAP (Departamentos de Investigação e Acção Penal) de Lisboa e Porto que incidiam sobre as mesmas empresas. Ontem, a Procuradoria-Geral da República disse que "até ao momento" não existem elementos que apontem para semelhanças entre as investigações em Portugal e Espanha. O DN soube ainda que há uma terceira empresa envolvida, da região do Estoril, que investe em objectos de arte e que já é alvo de um processo judicial.

Air Berlin quer aumentar tráfego a partir de Lisboa (Diário de Notícias) A Air Berlin, considerada a segunda maior companhia área alemã depois da Lufthansa, aumentou o seu volume de negócios em 68% no mercado português o ano passado, ao transportar um total de 432 491 passageiros. As perspectivas para este ano são optimistas, com o lançamento de tarifas a partir de 29 euros para Palma de Maiorca e de 69 euros para outros destinos europeus. Os preços incluem taxas e serviços de bordo.

PUB

Resgate só é pago em selos (Correio da Mnahã) Os clientes que pretendam resgatar os depósitos feitos na Afinsa só o poderão fazer no fim dos respectivos contratos. Quem quiser sair antes não levará dinheiro mas antes... selos. “Quando o cliente investe na Afinsa, ele compra um lote de valores filatélicos que têm existência física e que se encontram à guarda da Afinsa em Espanha”, explicou ao CM Maria do Carmo Lencastre, responsável da Afinsa no nosso país.

Pub
Pub
Pub