7. A economia vai crescer?
Nos seis anos entre 2008 e 2013, Portugal teve apenas um de crescimento económico positivo. Para 2014, o Boletim Económico de Inverno do Banco de Portugal espera que a recuperação do consumo privado coloque a economia no verde. "A projecção para a economia portuguesa engloba um perfil de progressiva recuperação da procura interna, condicionada pela continuação do processo de consolidação orçamental e de desalavancagem do sector privado", pode ler-se no relatório.
PUB
Depois de uma quebra de 2% em 2013, o BdP espera que o consumo privado avance 0,3% no próximo ano, o que, em conjunto com o regresso do investimento a terreno positivo (1%), serão os factores determinantes do crescimento em 2014, uma vez que as exportações deverão desacelerar de 5,9% para 5,5%.
Este ano, já começaram a surgir sinais de retoma económica, com dois trimestres consecutivos de crescimento em cadeia. Dados que indiciam que a economia portuguesa pode já ter "batido no fundo" e iniciado um processo de recuperação.
PUB
No entanto, alguns economistas argumentam que dificilmente assistiremos a um ano de crescimento em 2014. As novas medidas de austeridade incluídas no Orçamento do Estado para 2014 – onde se incluem cortes nos salários da Função Pública e nas pensões de sobrevivência – travarão a retoma, impedindo o consumo privado de regressar a valores positivos.
Saber mais sobre...
Saber mais Portugal Boletim Económico de Inverno do Banco de Portugal Orçamento do Estado Função Pública macroeconomia política economia crescimentoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda