ADSE e Infarmed vão escapar a cativações

Proposta do PSD foi aprovada com os votos favoráveis de todas as bancadas, exceto do PS, que votou contra.
Bruno Colaço
Catarina Almeida Pereira 04 de Fevereiro de 2020 às 23:10

A ADSE, instituto que gere o subsistema de saúde dos funcionários públicos, e o Infarmed, que é a Autoridade Nacional do Medicamento, vão deixar de ser alvo de cativações, de acordo com uma proposta de alteração à lei do Orçamento do Estado aprovada esta terça-feira na especialidade.

PUB

A proposta foi feita pelo PSD e aprovada com os votos favoráveis de todas as bancadas, com exceção do PS, que votou contra.

"A política de cativações do atual Governo tem prejudicado fortemente o adequado desempenho das competências e a própria capacidade de intervenção de diversas entidades públicas que, conquanto não integrem formalmente o Serviço Nacional de Saúde, desempenham nesse setor funções de extrema relevância", alegam os deputados do PSD.

PUB

Tais são os casos da Entidade Reguladora da Saúde, da ADSE e do Infarmed, acrescentam os deputados. 

A proposta original do Governo apenas excluía de cativações o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, o INEM, e a Direção-Geral de Saúde, exclusões que com a proposta de alteração agora aprovada se mantêm, sendo alargadas a outras entidades.

PUB
Pub
Pub
Pub