Comissão de finanças aprova Santos Pereira como governador do Banco de Portugal
A Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) deu esta quinta-feira parecer positivo à escolha de Álvaro Santos Pereira como governador do Banco de Portugal (BdP), tendo o PS decidido abster-se.
A lei orgânica do BdP obriga o parlamento a emitir um parecer fundamentado antes de o executivo formalizar a nomeação do governador, documento que foi hoje votado hoje na COFAP.
PUB
O relatório contou com os votos a favor dos grupos parlamentares do PSD, CDS-PP, Chega e IL. O PS absteve-se.
A bancada socialista propôs que as conclusões incluíssem uma referência sobre a liberdade política dos funcionários do BdP, para deixar explícito que o governador não pode limitar "direitos, liberdade e garantias", mas a iniciativa foi chumbada com os votos contra do PSD, CDS-PP, Chega e IL.
Numa audição no Parlamento, no dia 17 de setembro, Álvaro Santos Pereira prometeu uma “independência feroz”, prometeu todos todos os esclarecimentos sobre nova sede do BdP e também rejeitou ser "pomba" em termos de política monetária. No final da sua audição, deixou um recado: "Nunca ficaria nos quadros do BdP depois de ter sido governador".
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda