Conselho de Segurança faz terceira votação sobre candidatos a secretário-geral

Os membros do Conselho Segurança da ONU vão fazer esta segunda-feira uma terceira votação informal sobre os candidatos a secretário-geral da organização, que incluem o ex-primeiro-ministro português António Guterres. 
Reuters
Lusa 29 de Agosto de 2016 às 07:42

Nas primeiras duas votações, que ocorreram a 21 de Julho e 5 de Agosto em Nova Iorque, António Guterres foi o candidato mais apoiado.  

PUB

 

Durante a votação, cada um dos 15 membros do Conselho de Segurança indica se "encoraja", "desencoraja" ou se "não tem opinião" sobre os candidatos.

PUB

 

Na primeira votação, Guterres recebeu 12 votos de encorajamento e nenhum de desencorajamento. Na segunda, teve 11 votos "encoraja", dois votos "não tem opinião" e dois "desencoraja".

PUB

 

Neste momento, existem 11 candidatos ao cargo, metade dos quais mulheres.

PUB

 

Até ao momento, a ex-ministra croata Vesna Pusic foi a única que desistiu da corrida. 

PUB

 

O Conselho de Segurança continuará a realizar votações informais sobre os candidatos até que um surja como consensual, devendo depois o conselho recomendar um nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

PUB

 

A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o Outono.

 

PUB

Apesar de ter uma função essencialmente de representação e mediação - o Conselho de Segurança é o órgão decisório das Nações Unidas - o secretário-geral da ONU comanda uma estrutura com 41.000 funcionários civis, com um orçamento anual de cerca de 2,7 mil milhões de dólares (2,41 mil milhões de euros) e coordena a administração das 16 operações de manutenção de paz (capacetes azuis) que a ONU tem actualmente no terreno, que mobilizam mais de 101.000 militares e polícias, com um orçamento de cerca de oito mil milhões de dólares (7,15 mil milhões de euros).

Pub
Pub
Pub