Governo da Madeira disponível para acolher refugiados e migrantes
O secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus e porta-voz do Conselho do Governo da Madeira, Sérgio Marques, afirmou a disponibilidade do executivo regional para, apesar das dificuldades, contribuir para o esforço de acolhimento de refugiados e migrantes que Portugal irá acolher, tendo em consideração "os meios disponíveis e a realidade geográfica, social e económica da região autónoma".
PUB
Embora sem revelar quantos migrantes poderão ir para a Madeira, Sérgio Marques assegurou que a esses serão garantidas "condições dignas ao nível de saúde, habitação e acesso à educação".
PUB
O governante lembrou que, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações, este ano atravessaram o Mediterrâneo cerca de 350.000 pessoas, que procuram a Europa para fugir às guerras, às fomes e ao terrorismo que assolam os seus países.
PUB
"As imagens chocantes dos fluxos migratórios que demandam a Europa, em campanhas perigosas que não raras vezes acabam em tragédia, entram nas nossas casas e convocam-nos a agir", disse Sérgio Marques, realçando que governo regional espera haja um consenso entre os países da União Europeia para a criação de políticas comuns em matéria de asilo, refugiados e migração.
PUB
O secretário dos Assuntos Parlamentares sublinhou que "a generosidade e a solidariedade do povo madeirense são reconhecidas e testadas uma vez mais e não defraudarão as expectativas de todos aqueles que olharem para nós como um porto seguro onde possam viver em segurança".
PUB
Na reunião do Conselho de Governo foi, ainda, decidido aprovar o Plano Regional de Protecção Civil da Região Autónoma da Madeira. Por outro lado, foi autorizada a prorrogação do prazo de vigência do Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais até 31 de Outubro de 2015.
O executivo autorizou também a celebração de contratos-programa, no valor total de 156 mil euros, com a Associação de Andebol da Madeira e a Associação de Vela da Madeira.
PUB
O Governo de Miguel Albuquerque decidiu, por outro lado, atribuir a Medalha de Mérito Turístico, por "relevantes serviços prestados", a Sérgio Borges, Madeira Wine Company e Teleférico do Funchal (Medalha de Ouro); João Manuel Brazão, Benoît Sinthon, José Manuel de Sousa, Lídia Rosário Serzedelo, João Baptista Silva e Engenho do Norte (Medalha de Prata); Orlando Pereira e José Manuel Silva Santos (Medalha de Bronze).
O imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda