OCDE: Portugal regista evolução "impressionante" nos resultados da avaliação dos alunos

Portugal registou uma evolução "impressionante" nos resultados da avaliação de alunos, afirmou hoje à Lusa um responsável da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).
Lusa 07 de Dezembro de 2010 às 10:25

"Portugal ocupava o fundo da tabela nos relatórios anteriores e desta vez aproximou-se da média dos países da OCDE, ultrapassando por exemplo a Espanha", afirmou Andreas Schleicher, director da Divisão de Indicadores e Análise da Direcção de Educação da OCDE.

Andreas Schleicher sublinhou que Portugal obteve uma classificação de 489 pontos, próxima da média da OCDE, que é de 493 no relatório de 2009 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), hoje divulgado em Paris.

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O PISA avalia os conhecimentos e aptidões dos alunos em matemática, leitura e ciências. "O melhor resultado de Portugal no relatório de 2009, em relação ao de 2006, foi obtido na matemática", explicou Andreas Schleicher.

"O que é mais interessante nos resultados de Portugal é que o salto foi conseguido sem sacrificar o equilíbrio dos diferentes níveis de alunos. Não houve declínio no topo para se conseguir a melhoria na base", resumiu o especialista da OCDE, em entrevista à agência Lusa.

Andreas Schleicher refere que a melhoria de resultados "pode ser explicada em primeiro lugar pelas políticas seguidas nos últimos anos e por uma conjugação de factores como a avaliação de professores e um controlo sério da qualidade do ensino. Não se pode melhorar o que não se conhece", explica o responsável da OCDE.

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O relatório PISA revela também que "diminuiu o peso das repetições, cujo nível continua alto em Portugal".

Portugal faz parte do grupo de países que no relatório PISA 2009 registaram melhorias significativas da sua nota geral, que inclui o Chile, Israel e Polónia.

Portugal está tanto entre os países com mais progressos na avaliação em matemática (com México, Turquia e Grécia) como no grupo com um salto mais significativo em ciências (Turquia, Coreia do Sul, Itália, Noruega, Estados Unidos e Polónia).

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