Confiança das famílias europeias recupera de forma inesperada em maio

Subida reverteu em parte a queda registada no mês de abril, mas continua inferior à média histórica, diz a Comissão Europeia.
UE união europeia comissão zona euro bandeira
DR
Paulo Ribeiro Pinto 20 de Maio de 2025 às 16:08

Os consumidores europeus ficaram mais otimistas em maio, supreendendo depois da queda registada no mês anterior, indica a estimativa rápida da Comissão Europeia divulgada esta terça-feira, 20 de maio.

"Em maio de 2025, a estimativa provisória da DG ECFIN do indicador de confiança dos consumidores aumentou 1,4 pontos percentuais (p.p.) tanto na União Europeia como na Zona Euro", refere o comunicado de Bruxelas.

PUB

Estes resultados sublinha, representam uma "reversão parcial das perdas significativas do mês anterior.", mesmo assim, continua, "a confiança dos consumidores continua a ser claramente inferior à média de longo prazo, situando-se em -14,5 pontos na UE e -15,2 na área do euro."

Os resultados, ainda provisórios, dizem respeito a um período em que a Administração Trump já tinha anunciado e depois revertido parcialmente o agravamento das tarifas aduaneiras. O chamado "dia da libertação" ocorreu no início de abril, mas poucos dias depois recuou com uma suspensão de 90 dias da iniciativa.

PUB
Pub
Pub
Pub