Consumo per capita em Portugal está 18% abaixo da média da UE
Segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, em Portugal, o nível de consumo "per capita" (isto é, por pessoa), situou-se em 2015 nos 82% da média da União Europeia – isto é, consome-se menos 18% do que na média dos parceiros da União.
PUB
Trata-se de uma ligeira recuperação face aos dois anos anteriores, em que que o consumo "per capita" se situou 19% abaixo da média. Apesar da ligeira subida, Portugal foi superado no "ranking" pela Lituânia, que passou de 21% abaixo da média em 2013 para 17% abaixo da média em 2015.
Portugal persiste com níveis de consumo inferiores a países como a Espanha (12% abaixo da média), Chipre (10% abaixo da média) e Irlanda (4% abaixo da média da UE). E acima de países como a Malta (20 abaixo da média da UE) e Republica Checa (22% abaixo da média da UE).
PUB
A liderar do "ranking" está o Luxemburgo (37% acima da média da UE), surgindo depois a Alemanha (23%) e a Áustria (19%). No fundo da tabela surge a Bulgária, a Croácia e a Roménia, todos com um consumo mais de 40% abaixo da média.
PUB
Este indicador do consumo inclui os bens comprados pelas famílias mas também os disponibilizados pelo Estado, como a Saúde e a Educação, e acompanha o nível de rendimento "per capita" – Portugal, criando menos riqueza, também consome menos.
O indicador usado pelo Eurostat para medir o consumo "per capita" leva em conta o nível global de consumo nos países, independentemente de quem o financia (famílias ou Estado) e de quem consome (famílias, Estado, organizações).
PUB
Ao nível do PIB "per capita", Portugal situa-se 23% abaixo da média da UE, estável face ao registado em 2014 e 2013.
Mais lidas
O Negócios recomenda