Economia portuguesa recua 0,5% no primeiro trimestre
No arranque deste ano, a economia portuguesa inverteu a tendência e entrou no vermelho: o PIB diminuiu 0,5% no primeiro trimestre face aos últimos três meses de 2024, divulgou o INE nesta sexta-feira, 2 de maio.
PUB
Segundo a estimativa rápida divulgada nesta sexta-feira, 2 de maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), comparando com o quarto trimestre de 2024, a economia recuou 0,5%, após um crescimento de 1,4% no trimestre anterior.
PUB
"O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB foi negativo enquanto a procura interna registou um contributo nulo, após terem sido positivos no trimestre anterior", escreve o INE.
PUB
Os analistas esperavam um travão a fundo da economia portuguesa, ou seja, que o ritmo abrandasse depois do crescimento expressivo no final do ano passado. Mas ainda apontavam para um pequeno crescimento, até 0,2%.
PUB
Mas os dados apurados pelo INE relevaram-se negativos. Além disso, ficam em contraciclo com o que aconteceu na Zona Euro, onde o PIB já apurado dos países da moeda única (não consideram ainda Portugal e Espanha, por exemplo, por causa do apagão) apontam para um crescimento de 0,4%.
PUB
Além disso, os dados do INE desta sexta-feira tiraram 0,1 pontos percentuais ao crescimento do quarto trimestre, tanto em termos homólogos, como em cadeia. Assim, no quarto trimestre a economia terá crescido 2,8% face ao quarto trimestre de 2023 e 1,4% face aos três meses imediatamente anteriores.
PUB
No entanto, em termos homólogos, ou seja, em comparação com o arranque de 2024, a economia portuguesa cresceu 1,6%, em forte abrandamento. O INE explica que o contributo positivo da procura interna diminuiu, "em resultado do abrandamento do consumo privado".
Além disso, o contributo negativo da procura externa líquida manteve-se, mas "foi mais acentuado", refletindo a desaceleração das exportações de bens e serviços.
(Notícia atualizada com mais informação às 11:25)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Economia Economia negócios e finanças Economia (geral) Instituto Nacional de EstatísticaO “hub” é uma abstração
Que teoria mais estranha
Mais lidas
O Negócios recomenda