Inflação na Zona Euro estabiliza nos 0,2% em Dezembro
A inflação na Zona Euro deverá ter ficado nos 0,2% em Dezembro, o que significa que estabilizou face a Novembro, de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Eurostat. Os economistas contactados pela Bloomberg esperavam uma subida dos preços de 0,3%.
PUB
No último mês do ano, os preços na Zona Euro ficaram ainda longe das pretensões do BCE de colocar a taxa a níveis perto dos 2%. Os preços da energia continuam a pressionar a taxa em baixa, já que tiveram uma queda de 5,9% em Dezembro, ainda assim a queda mais reduzida desde Julho. Em Novembro, os preços da energia tinham caído 7,3%. O preço do Brent, em Londres que serve de referência para as importações europeias, está ao nível mais baixo dos últimos 11 anos e os 37 dólares que cada barril é transaccionado é um valor abaixo do antecipado pelo BCE em Dezembro, diz a Bloomberg. Em Dezembro, Mario Draghi reviu as estimativas para a inflação na Zona Euro, fixando as projecções num aumento de preços de 0,1% para 2015, e avançando com uma projecção de inflação para 2016 de 1% e de 1,6% em 2017, ano em que termina, previsivelmente, o actual programa de estímulos à economia do BCE.
Os preços da energia continuam a pressionar a taxa em baixa, já que tiveram uma queda de 5,9% em Dezembro, ainda assim a queda mais reduzida desde Julho. Em Novembro, os preços da energia tinham caído 7,3%. O preço do Brent, em Londres que serve de referência para as importações europeias, está ao nível mais baixo dos últimos 11 anos e os 37 dólares que cada barril é transaccionado é um valor abaixo do antecipado pelo BCE em Dezembro, diz a Bloomberg.
PUB
Em Dezembro, Mario Draghi reviu as estimativas para a inflação na Zona Euro, fixando as projecções num aumento de preços de 0,1% para 2015, e avançando com uma projecção de inflação para 2016 de 1% e de 1,6% em 2017, ano em que termina, previsivelmente, o actual programa de estímulos à economia do BCE.
"Com base na informação disponível e no preço dos futuros de petróleo, as taxas de inflação vão permanecer muito baixas no curto prazo", sublinhou, em Setembro, Mario Draghi.
PUB
A pressionar a inflação em alta está a alimentação, álcool e tabaco, cujos preços subiram 1,2%, mas ainda assim um crescimento abaixo do registado em Novembro, quando tinham aumentado 1,5%. Os serviços também viram os preços subir 1,1%, face aos 1,2% de Novembro.
Esta é a primeira estimativa da inflação para Dezembro do Eurostat, devendo os valores finais ser anunciados a 19 de Janeiro.
PUB
Esta é a primeira estimativa da inflação para Dezembro do Eurostat, devendo os valores finais ser anunciados a 19 de Janeiro.
Em Novembro, a taxa de inflação da Zona Euro tinha ficado também nos 0,2%, depois de revista da primeira estimativa para os valores finais. (Notícia actualizada com mais informações às 10:20)
PUB
(Notícia actualizada com mais informações às 10:20)
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda