Mapa: OCDE revê previsões de crescimento. Que países crescem mais ou menos?
Clique para ver
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) atualizou esta semana as previsões de crescimento para as maiores economias do mundo no Economic Outlook de novembro.
PUB
O tom é maioritariamente negativo, ainda que haja algumas revisões em alta, nomeadamente no crescimento do PIB português deste ano. 2019 até pode não ser tão mau quanto esperado para alguns países como a Alemanha e a Itália, mas o crescimento mundial continuará a ser o mais baixo desde a crise financeira.
A travagem da economia aliada à incerteza mundial em vários domínios fez soar os alarmes na OCDE. "Mudanças nas políticas para virar a maré" contra a travagem económica, titulava o editorial da economista-chefe da OCDE, Laurence Boone.
PUB
A Organização está preocupada com a contínua desaceleração económica que poderá levar, em último caso, a uma estagnação. "O investimento e a cooperação internacional são urgentes para escapar a uma estagnação prolongada", escreveu Boone em forma de apelo aos países.
As previsões refletem a preocupação da OCDE. As principais economias - Zona Euro, EUA e China - deverão abrandar todas em 2020. A Índia, que vai crescer mais do que a China, irá acelerar mas menos do que o previsto anteriormente.
Na previsão da Organização a economia mundial só irá ganhar ritmo daqui a dois anos e mesmo esse avanço será curto: o PIB passará de crescer 2,9% em 2019 e 2020 para 3% em 2021.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Mapa OCDE Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico previsões PIB economia produto interno brutoQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda