Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação trava no arranque de 2019

Os preços estão a travar há quatro meses consecutivos. A inflação de janeiro terá sido de 0,4%.

Miguel Baltazar
Tiago Varzim tiagovarzim@negocios.pt 31 de Janeiro de 2019 às 09:56
  • Partilhar artigo
  • ...
Os preços no consumidor subiram 0,4% em janeiro deste ano, desacelerando face aos 0,7% registados em dezembro do ano passado, anunciou esta quinta-feira, 31 de janeiro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) na estimativa rápida da inflação.

A confirmar-se na segunda estimativa, a taxa de inflação está a travar há quatro meses consecutivos. Depois de ter atingido os 1,4%, a taxa de inflação desceu para os 1% em outubro, os 0,9% em novembro, os 0,7% em dezembro e agora para os 0,4% em janeiro. 

Excluindo os produtos energéticos e produtos alimentares não transformados - cujo preço é historicamente mais volátil pela maior exposição a choques temporários -, a inflação subjacente fixou-se nos 0,7% em janeiro, mais do que os 0,6% registados em dezembro. As variações são em termos homólogos.

Tal deve-se à queda dos preços dos produtos energéticos. "A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído de 1,4% em dezembro para -2,2% em janeiro", explica o INE.

No ano terminado em janeiro, a inflação (Índice de Preços no Consumidor - IPC) fixou-se nos 0,9%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) - o indicador que o Eurostat usa para comparar os países europeus - terá registado uma variação homóloga de 0,5% em janeiro, desacelerando face aos 0,6% de dezembro. O Governo previu no Orçamento do Estado para 2019 uma variação de 1,4% para o IHCP português este ano.

O IPC mede a evolução temporal dos preços de um conjunto de bens e serviços representativos da estrutura de despesa de consumo da população residente em Portugal. Os dados definitivos da taxa de inflação de janeiro serão publicados a 12 de fevereiro.
Ver comentários
Saber mais inflação economia zona euro portugal preços consumidores
Outras Notícias