pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Marta Temido admite encerramento de todas as escolas

A ministra da Saúde indicou que a decisão final será tomada esta quinta-feira e alertou para a aceleração nos contágios referindo que a variante britânica poderá representar 60% dos novos casos dentro de uma semana.

Lusa
20 de Janeiro de 2021 às 23:27

O Governo tomará a decisão sobre se encerra de imediato todas as escolas esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, disse esta noite a ministra da Saúde em entrevista à RTP.

Marta Temido sublinhou que "a situação agravou-se" e que na reunião desta quarta-feira com os especialistas lhe foi transmitido que a nova variante poderá representar 60% dos novos casos já "dentro de mais uma semana". Atualmente, disse, "estimamos que represente cerca de 20%".

Na terça-feira, no Parlamento, António Costa já tinha admitido a possibilidade de encerrar os estabelecimentos de ensino caso a variante britânica se tornasse predominante.

A responsável pela pasta da Saúde frisou, mais uma vez, que os hospitais encontram-se numa "situação complexa", particularmente na região de Lisboa, admitindo que a capacidade do Serviço Nacional de Saúde está "muito próxima do limite".

"Estamos a caminhar sobre gelo muito fino", desabafou.

Marta Temido assegurou que os médicos ainda não têm de optar sobre quais os doentes que deixam morrer. "Medicina de catástrofe ainda não está a acontecer, mas estamos próximos", alertou.

Portugal registou esta quarta-feira recordes de contágios e mortes num só dia. A DGS reportou 14.967 novos contágios e 219 óbitos ocorridos na terça-feira, 19 de janeiro. Os números desde o início do ano fazem de janeiro já o mês com mais casos e mortes desde o início da pandemia. Aliás, as mortes nestes 19 dias são apenas menos 51 do que as registadas nos primeiros oito meses da pandemia.

Marta Temido assegurou que os médicos ainda não têm de optar sobre quais os doentes que deixam morrer. "Medicina de catástrofe ainda não está a acontecer, mas estamos próximos", alertou.

Estes dados colocam Portugal como o país do mundo com maior número de contágios por milhão de habitantes e na segunda posição em mortes por milhão de pessoas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio