Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Veja a lotação máxima das praias no Algarve, Lisboa e Oeste

Época balnear arranca no dia 6 de junho. A APA já revelou a capacidade máxima de algumas praias do país. Consulte a lista.

Luís Costa
Negócios jng@negocios.pt 27 de Maio de 2020 às 21:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

Já são conhecidas as capacidades das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de Lisboa e Oeste, divulgadas esta quarta-feira pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no contexto da crise provocada pela covid-19.. O dia 6 de junho marca o início da época balnear para as suas praias.

Os números de lotação das praias e unidades balneares têm em conta vários critérios como a dimensão do areal, a influência de marés, as regras de distanciamento e de segregação de acessos, a capacidade de estacionamento, e ainda alguns fatores específicos associados ao risco costeiro.

Na sua nota, a APA refere também que cada pessoa deve utilizar uma área de 8,5 m2, tendo em conta o distanciamento social necessário para a segurança de cada uma por razões sanitárias.

"Estas capacidades são um importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias, pois é a partir destes valores que pode ser dada informação - ao cidadão e às autoridades - de modo a direcionar os devidos comportamentos, de uma forma responsável", adiantou a APA em comunicado.

Entre as praias da zona Tejo e Oeste, a praia da Nazaré é aquela com maior lotação – mais de 17 mil podem ocupar a praia. A praia de Carcavelos, em Cascais, tem um limite de 12.100 pessoas nas suas 12 unidades balneares, enquanto as praias da Fonte da Telha, em Almada, têm uma lotação conjunta de 14.500 pessoas.

No Barlavento do Algarve, a APA coloca como limite para a Praia da Rocha, em Portimão, quase 9 mil pessoas: 8.800, referindo, ainda assim, "eventuais problemas de lotação".

No Sotavento do Algarve, as praias com maior limite de lotação são a Praia de Faro e a Praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, ambas com 12.600 pessoas como número máximo de banhistas.

Em 63 praias, a APA assinala que a capacidade potencial de ocupação pode subir, "considerando a variação da maré". É o caso, por exemplo, da praia de São João da Caparica, em Almada, cuja lotação poderá passar de 9.700 para 12.200.

Veja em baixo a capacidade máxima de cada praia, de acordo com as listagens que foram anunciadas no site da Associação Portuguesa do Ambiente.

Praias do Algarve Barlavento




Praias do Algarve Sotavento



Praias do Tejo Oeste



* com Sábado e Lusa
Ver comentários
Saber mais Barlavento Leiria Lisboa Algarve Sotavento Setúbal Oeste praias
Outras Notícias