10 clássicos de Dylan, o novo Nobel da Literatura

Mais do que os poucos livros que escreveu, a distinção da Academia Sueca está relacionada com as letras da música de Bob Dylan, que durante décadas documentaram o estado do mundo. Em jeito de homenagem, aqui fica uma selecção de dez temas intemporais do mais recente Nobel da Literatura.
Reuters
pub
jng@negocios.pt 13 de outubro de 2016 às 18:30

1 - Like a Rolling Stone
Editada em "Highway 61 Revisited", de 1965, tornou-se uma música simbólica do próprio Dylan. A editora, inicialmente, recusou-se a editar o tema, considerando-o demasiado longo para as rádios o passarem como single e num registo mais ligeiro do que a folk típica do artista. Ainda assim, começou a ser mostrada a alguns "djs" influentes, que fizeram a Columbia mudar de ideias. A revista Rolling Stone colocou o tema no topo da sua lista das 500 melhores canções de sempre.

3 - The times they are a changing
Editada em 1964 no disco do mesmo nome, é o exemplo acabado da canção de protesto, e explica bem a razão pela qual Dylan foi necessariamente adoptado como o porta-voz de um movimento de contra-cultura que estava a nascer. Um tema que fala de mudança e da vontade da juventude em ser dela protagonista. 

pub