pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

12 de Agosto de 2009 às 07:43

Especialista defende fim do IMT e das isenções de IMI (Jornal de Negócios) O imposto municipal sobre transmissões de imóveis (IMT) que incide sobre a compra de casas é uma irracionalidade económica e, por isso, deve ser extinto. O imposto municipal sobre imóveis (IMI) deve ser desligado do valor de mercado dos prédios e passar a incidir maioritariamente sobre o valor do terreno. Mais: a generalidade das isenções actualmente previstas devem desaparecer.

Gestores de fundos apostam nas acções da banca (Jornal de Negócios) Os gestores dos fundos de investimento nacionais estão a apostar fortemente no sector da banca. Num momento em que os investidores regressam ao mercado, depois de dois anos marcados pela fuga dos activos sob gestão, os gestores têm privilegiado o investimento no sector financeiro. Os bancos lideram mesmo as acções preferidas pelos profissionais e são os títulos com maior peso nas carteiras dos fundos de acções no final de Julho

Clientes do BPP vão estar um ano sem mexer nos depósitos (Diário Económico) A associação dos clientes do banco pede urgência ao Governo na tomada de uma decisão. Vítor Constâncio voltou a prolongar o congelamento das contas dos clientes do BPP por três meses, o que acontece pela quarta vez.

Ferreira Leite lembra Eurojust para fugir ao caso António Preto (Diário Económico) A líder do PSD veio ontem defender pela primeira vez a candidatura de António Preto para o Parlamento. Desvalorizou as acusações sobre o social-democrata, preferindo relembrar a falta de solução para o caso Eurojust.

Número de desempregados sem subsídio cresce mais rapidamente que o desemprego (Público) Num ano, cerca de 63 mil trabalhadores sem contratos permanentes perderam o emprego. E o número de desempregados desprotegidos passou de 98 mil para 138 mil pessoas.

Trabalhadores da Qimonda pedem aumento salarial (Público) Pode parecer um contra-senso, mas os trabalhadores da Qimonda, a fabrica de Vila do Conde que entrou em regime de lay-off há dois meses e que está a enfrentar um processo de insolvência, acreditam que têm argumentos válidos para pedir à administração da empresa que proceda a um aumento salarial.

Farmácias nos hospitais: ministério da Saúde em xeque (i) Consultor do governo, co-autor da legislação que regula as farmácias dos hospitais, divide o escritório de advogados com o representante da sociedade que ganhou o concurso para as explorar. Esta vizinhança é contestada pela Associação Nacional de Farmácias. Sócrates já recebeu a queixa.

Bancos emitiram mais de 13 mil milhões de dívida (i) Emprestar e pedir emprestado é o centro do negócio dos bancos - e, depois do congelamento dos mercados no final de 2008 devido à crise financeira, os bancos portugueses voltaram a pedir emprestado. Este ano os principais bancos - Caixa Geral de Depósitos, BCP, BPI e BES - já emitiram dívida de médio e longo prazo num montante superior a 13,7 mil milhões de euros, a maioria comprada por investidores institucionais estrangeiros.

Aumento de 150€ durante o "lay-off" (Jornal de Notícias) Um aumento salarial de 150 euros para minimizar os impactos do "lay-off" no bolso dos trabalhadores. É esta a reivindicação que a Comissão de Trabalhadores da Qimonda Portugal vai levar, de imediato, à administração. Dependendo da resposta, os trabalhadores decidirão o que fazer na Assembleia de Credores de 29 de Setembro.

Portugal avalia reservas mundiais de petróleo (Jornal de Notícias) O Centro de Modelização de Reservatórios Petrolíferos é o único no país a criar modelos para avaliar reservas petrolíferas mundiais. O objectivo é minimizar os riscos das empresas que investem nos campos.

Falências travam devolução de IRS (Correio da Manhã) Há milhares de trabalhadores independentes em risco de esperar vários meses até que o Estado lhes devolva o IRS de 2008. Tudo porque as empresas para as quais prestaram serviços estão em situação de falência ou em graves dificuldades financeiras e não entregaram as retenções ao Fisco.

Governo vetou sempre os planos da administração (Correio da Manhã) O Banco de Portugal (BdP) vai prolongar o congelamento das contas do BPP até dia 1 de Dezembro. A decisão não agrada aos clientes, que vêem o dinheiro retido desde 1 Dezembro de 2008.

Mais de 27 mil pensões antecipadas em dois anos (Diário de Notícias) A Segurança Social tem registados 27.729 pensionistas com reformas antecipadas atribuídas nos últimos dois anos, já ao abrigo da lei que entrou em vigor em Junho de 2007.

Vítimas do Santa Maria avançam juntas para tribunal (Diário de Notícias) os doentes que ficaram cegos após um tratamento com Avastin estão a preparar uma acção conjunta para apurar as responsabilidades pelo que aconteceu.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio