Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:
Salários de gestores com aumentos acima da Europa (Jornal de Negócios) Os gestores de topo portugueses – administradores e directores gerais – receberão em 2004 incrementos salariais de 4,5%. Este aumento, à semelhança do que se verificou em 2003, é superior à média europeia que este ano se deverá situar nos 3,9%, noticiou hoje o Jornal de Negócios.
Portugal já titularizou 2,2 mil milhões de dívida (Jornal de Negócios) Portugal encontra-se em sétimo lugar entre os países que mais dívida titularizada emitiram em toda a Europa desde o início do ano, noticiou hoje o Jornal de Negócios, citando um estudo do Credit Suisse First Boston.
Guerra de competências na Caixa Geral de Depósitos (Diário Económico) Alegada perda do pelouro da banca de investimento pela comissão executiva gera mal-estar entre Mira Amaral e António de Sousa. A alegada transferência da tutela da Caixa – Banco do Investimento (BI) da comissão executiva para o conselho de administração da CGD estará a gerar algum mal-estar entre os membros dos dois orgãos do banco público.
Bancos apertam critérios para concessão de crédito às empresas (Diário Económico) Os cinco principais bancos a operar em Portugal apertaram «ligeiramente» os critérios para concessão de crédito às empresas durante o segundo trimestre deste ano, revelou o Banco de Portugal (BP) no seu inquérito de conjuntura.
Ficha técnica pode paralisar escrituras de casas novas (Público) O pedido de suspensão da entrada em vigor da Ficha Técnica da Habitação (FTH), feita numa carta endereçada ao primeiro-ministro Pedro Santana Lopes e assinada por associações de construtores (AICCOPN, AICE e AECOPS), de mediadores imobiliários (APEM, e AMIP) e mesmo de defesa dos consumidores (APDC e APC), não foi aceite pelo Governo.
Trabalhadores portugueses entre os mais mal pagos na Europa (Público) Os trabalhadores portugueses estão entre os mais mal pagos da Europa, ocupando a 19º posição entre 27 países europeus num estudo realizado pelo gabinete estatístico do Governo suíço. Na mesma linha encontram-se os gestores de topo lusos que, segundo um relatório da consultora Watson Wyatt, estão no grupo dos que recebem salários mais baixos na Europa - mas estão também entre os que menos pagam de impostos.
Fisco quer acesso a contas bancárias (Correio da Manhã) O Fisco está a estudar a possibilidade de só devolver os reembolsos de IRS através de depósito em conta, quando o Número de Identificação Bancária (NIB) corresponder ao sujeito passivo de imposto.
Portugueses são mal pagos (Correio da Manhã) Os trabalhadores portugueses estão entre os mais mal pagos da Europa, de acordo com um estudo do governo suíço que os coloca no 19.º lugar entre 27 países analisados.
Mais lidas