Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Funcionários públicos vão ter cortes nos benefícios da saúde (Jornal de Negócios) Redução de encargos com o subsistema de saúde implicará também revisão dos contratos de convenção, diz Governo.
Habitação, lares e energias renováveis dão as deduções de IRS mais elevadas (Jornal de Negócios) Há deduções que dão abatimentos individuais mais generosos do que as despesas de saúde.
“PSD não viabiliza um OE com aumento de impostos” (Diário Económico) Pedro Passos Coelho não arreda pé dos princípios que definiu para o PSD viabilizar o Orçamento do Estado (OE)de 2011. Não aceita um aumento de impostos, dá liberdade de escolha ao Governo no corte da despesa e exige respostas sobre a execução do plano de austeridade que acordou com Sócrates.
PT injecta mil milhões no fundo de pensões (Diário Económico) A transferência dos activos de três fundos de pensões da Portugal Telecom (PT) para o Estado deverá ocorrer de forma faseada, com a operadora a entregar, este ano, apenas dinheiro e títulos mobiliários no valor de 1,3 mil milhões de euros, apurou o Diário Económico. A confirmarem-se os números das contas anuais, a operadora terá de injectar pelo menos mil milhões de euros nos fundos, antes de os transferir para o Estado.
Gestores de insolvência recebem com vários meses de atraso (Público) Os administradores que acompanham empresas em dificuldade chegam a financiar os processos que têm em mãos por falta de remuneração.
Austeridade não toca na gordura do Estado e nos interesses da oligarquia (Público) "Um Governo que deixou que as finanças chegassem à presente situação, dificilmente evitará a vinda do Fundo Monetário Internacional", afirma Henrique Neto.
UGT e CGTP reúnem-se. Avança a greve geral conjunta (i) Foi João Proença o primeiro a ligar a Carvalho da Silva para negociar protesto comum.
"Se o consumo vai por água abaixo entramos numa recessão" (i) O alerta de Jorge Coelho. Gestores e economistas temem a retracção do consumo. "Estas medidas criam uma crise mais séria", diz Silva Lopes.
3039 empresas pediram insolvência em 9 meses (Diário de Notícias) Nos primeiros nove meses do ano, 3039 empresas pediram a insolvência, um aumento de 9,63% face a 2009 e de 51% em relação a idêntico período de 2008, segundo números do Instituto Informador Comercial (ICC). Com a crise instalada e as dificuldades de acesso ao crédito, nem as férias interromperam a tendência de agravamento na vida de muitas empresas - 601 entraram em insolvência em Julho e Agosto.
PSD prepara cortes draconianos (Diário de Notícias) Por cada euro que José Sócrates quiser ir "buscar ao bolso" dos portugueses, Passos Coelho vai procurar outro euro para cortar na despesa inútil do Estado. A fórmula resume a primeira parte do plano de risco que vai guiar o PSD na negociação do Orçamento. O líder laranja não se quer deixar encurralar na oposição à subida de impostos e aposta tudo em dar uma alternativa que lhe dê uma saída.
Quebra da procura externa penaliza indústria dos moldes (Jornal de Notícias) Sector de reconhecimento mundial, a indústria nacional dos moldes vive uma fase de redefinição da sua estratégia. A quebra da procura externa e o abrandamento no sector automóvel penalizou esta indústria. As exportações pesam 85% do volume de negócios.
Quem ganha menos vai fazer mais descontos (Jornal de Notícias) A conjugação do corte salarial (entre 3,5% e 10%) com a contribuição adicional para a CGA vai baixar o valor do desconto dos salários mais elevados e ter o efeito exactamente inverso entre quem ganha 1500 a 2 mil euros. O IRS também perde receita.
Pensões financiam dívida (Correio da Manhã) Os descontos de empresas e trabalhadores foram aplicados, na sua maioria, em títulos do Estado.
Portugueses apostam mais nos seguros de saúde (Correio da Manhã) Há cerca de dois milhões de cidadãos com seguro de saúde, mais trezentos mil do que em 2004. O sector segurador gastou quase 400 milhões de euros no ano passado em cuidados de saúde, revela o Instituto de Seguros de Portugal.
Mais lidas