pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

12 de Maio de 2011 às 07:57

Factura doméstica pode subir mais de 140 euros em 2012 (Jornal de Negócios) Na electricidade e no gás os aumentos são quase certos. Para a água e comunicações não há previsão de aumentos. A ajuda externa ao País promete agravar os encargos dos lares portugueses.

Fim da taxa intermédia no IVA garante três pontos a menos na Taxa social única (Jornal de Negócios) Eliminar a taxa intermédia do IVA, de 13%, compensaria parte significativa do corte da taxa social única anunciado pelo PSD. Mas, depois de declarações contraditórias, o partido diz que não vai por aí.

Passos Coelho e Portas juntos conquistam maioria absoluta (Diário Económico) Segundo a sondagem da Marktest, no último mês, o PSD e o CDS aumentaram as intenções de voto, enquanto os partidos da esquerda caíram: PS, PCP e BE.

Portugueses têm a maior quebra do poder de compra em 27 anos (Diário Económico) Preços continuam a subir e penalizam ainda mais a evolução dos salários.

Mais de 65 mil pessoas têm carta caducada e estão em risco de condução ilegal (Público) IMTT contabiliza 65.800 condutores de motociclos e ligeiros que deviam ter renovado carta aos 50 e 60 anos e não o fizeram. Mais de 7100 tiveram de repetir exame de condução.

Oposição aposta no isolamento pós-eleitoral do PS de Sócrates (Público) PSD e CDS recusam entendimentos com os socialistas. É dramatização a menos de um mês das legislativas.

Chamadas de telemóvel mais baratas em Setembro (Diário de Notícias) A partir de Setembro, os utilizadores de telemóvel vão pagar menos pelas chamadas que fizerem para outras redes que não a sua. As modalidades ainda não estão definidas, pelo que não se sabe qual será a redução.

EX-Director da PSP discorda de ministro Rui Pereira (Diário de Notícias) O ministro da Adminstração Interna, Rui Pereira, criticou o programa do PSD, dizendo que "não é com fusões" das polícias "que se resolvem os problemas".

Salários reais crescem mesmo em plena crise (Jornal de Notícias) Apesar da crise, os salários aumentaram 2,5% em 2010, ou 1,1% em termos reais, isto é, descontando a inflação de 1,4% registada naquele ano. A carga fiscal sobre o trabalho cresceu 0,3 pontos percentuais, situando-se acima da média da OCDE.

Eduardo Catroga. "A minha geração nos últimos 15 anos só fez porcaria" (i) Eduardo Catroga, ex-ministro das Finanças de Cavaco, pediu-nos para olhar para a floresta e não para a árvore. "Não se foquem nessas questões do IVA do vinho ou da cerveja. Na altura em que estamos temos de olhar para a floresta, para as reformas que temos de fazer já." Pedido aceite. Comecemos por esclarecer alguns dos pontos defendidos pelo PSD.

IVA na electricidade. Aumentos recorde para as famílias financiam queda da TSU (i) Domésticos vão pagar mais 250 a 500 milhões de euros por ano em IVA para financiar corte de custos às empresas. Preços podem subir entre 7% e 16%.

Carta do Governo entala Sócrates (Correio da Manhã) José Sócrates foi ontem surpreendido por Francisco Louçã com o documento assinado entre o Governo e a troika, em que o Executivo se compromete a conseguir "uma grande redução da contribuição patronal para a Segurança Social" já em 2012.

Contribuinte vai pagar as estradas (Correio da Manhã) Dívidas da Estradas de Portugal foram mais de 2 mil milhões de euros em 2010. Estado é que paga a conta.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio