Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:
Férias de 25 dias obrigatórias só em 2005 (Jornal de Negócios)O PSD e o PP vão chumbar uma proposta do PS que esclarecia que os três dias adicionais de férias poderiam ser gozados já este ano. Fontes ligadas aos dois partidos justificaram esta decisão pelo facto de «a maioria das empresas ainda não ter um sistema que permita avaliar a assiduidade dos seus trabalhadores».
Talone contesta medidas propostas pela Concorrência (Jornal de Negócios)O CEO da EDP contesta as recomendações e condições de concorrência para o sector da energia, defendidas na semana passada por Abel Mateus, líder da Autoridade da Concorrência. JoãoTalone aproveitou ontem a inauguração da central termoeléctrica do Ribatejo e a presença de Durão Barroso, para responder: Talone considera que a EDP não deve ser penalizada, já que o mercado ibérico de energia, alargado, será uma realidade a prazo.
Governo está a privilegiar as empresas estrangeiras (Diário Económico)O presidente da AEP, Ludgero Marques, critica a subserviência das câmaras municipais e do Governo face às empresas estrangeiras, quando estas pretendem instalar-se em Portugal e entram em processos de falência.
CGD com Carlyle na corrida à compra de 33% da Galp (Diário Económico)A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai integrar o consórcio liderado pelo fundo Carlyle, para concorrer à compra de uma parcela de pelos menos 33% da Galp. O regresso do banco público à Galp, enquanto accionista, caso este consórcio vença, acontece em paralelo com a colaboração na montagem da operação financeira, que está ainda a decorrer.
Industriais da construção civil insistem na «impraticabilidade» da ficha técnica da habitação (Público)A ausência de um modelo regulamentado que determine a forma como deve ser registada a informação acerca de imóveis para habitação está a gerar alguma confusão e apreensão em quase todos os intervenientes neste mercado: entre promotores, consumidores, câmaras municipais e funcionários do notariado tem havido exemplos e dúvidas quanto à forma de como «pôr em prática» a obrigatoriedade de uma «ficha técnica de habitação».
Documentos falsificados sobre arbitragem podem alargar investigação (Público)A detenção de Valentim Loureiro e de mais quinze arguidos pode abrir a porta a outras investigações sobre o futebol português. A vasta documentação apreendida nos órgãos de cúpula da arbitragem pode indiciar outras situações idênticas às que estão a ser investigadas, envolvendo outros clubes. Relatórios e classificações de árbitros, o seu património e relações vão ser passados a pente fino.
Marinha pediu à NATO para apoiar submarinos (Diário de Notícias)A NATO considerou um desperdício o investimento de centenas de milhões de euros na compra de submarinos novos para a Armada portuguesa. A posição da NATO acompanhou a recusa, em Novembro passado, de um pedido da Marinha portuguesa para que a organização aliada apoiasse e justificasse a existência daquele programa - que é assinado hoje e vai custar apenas 770 milhões de euros - com as suas necessidades operacionais, adiantaram as fontes.
Siemens vai investir na área ferroviária (Diário de Notícias)A Siemens Portugal vai investir no sector ferroviário nacional. Fonte da empresa revelou que foi recebida «autorização da casa-mãe para desenvolver investimentos no sector». O processo pode passar por aquisição ou arrendamento de instalações. O estabelecimento de parcerias está igualmente a ser analisado. A EMEF, empresa de manutenção da CP, poderá constituir uma solução.
Mais lidas