Revista de imprensa nacional
As principais notícias da imprensa diária nacional
Governo prepara alterações ao subsídio de desemprego (Jornal de Negócios) O Governo está a preparar um conjunto de alterações ao subsídio de desemprego que visa moralizar o acesso à prestação e combater as situações fraudulentas. Apesar da detecção de fraudes nesta prestação ser bastante baixa (menos de 1% dos beneficiários são encontrados em situação irregular), a nova equipa ministerial dirigida por Vieira da Silva está convicta de que a fraude é muito mais significativa do que dão a entender as acções de fiscalização.
Galp encaixa mais-valia de 48 milhões na Portgás (Jornal de Negócios) A Galp Energia encaixou uma mais-valia de 48 milhões de euros com a venda da participação de 46,625% da Gás de Portugal no capital da Portgás, adiantou ao Jornal de Negócios fonte da «holding».
Cursos com menos de 20 alunos vão fechar (Diário Económico) Mariano Gago, ministro da Ciência e Ensino Superior, quer acabar com os cursos que tenham menos de 20 alunos até ao final da legislatura. No próximo ano, ninguém vai entrar no ensino superior com menos de 9,5 nos exames nacionais e não haverá excepções. “Prefiro ter cursos sem alunos do que licenciaturas em que os estudantes entrem com três a quatro valores em vinte”, revela numa entrevista ao DE/TSF.
CMVM quer reduzir taxas de supervisão em 70% (Diário Económico) A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pretende descer novamente as taxas de supervisão cobradas aos intermediários financeiros e entidades gestoras de mercados, naquela que, a concretizar-se, será a terceira redução consecutiva desde a criação destas taxas há cerca de ano e meio. As principais alterações visam uma descida na ordem dos “três quartos” no caso da intermediação financeira e a criação de uma nova taxa de supervisão para as câmaras de compensação.
Calçado estabilizou vendas no início do ano (Público) A indústria portuguesa de calçado viu a sua produção estabilizar nos primeiros três meses deste ano, apesar de a carteira de encomendas ter evoluído ligeiramente, em particular no que diz respeito aos pedidos do estrangeiro. p>
Linhas de crédito não resolvem prejuízo da seca (Diário de Notícias) As três linhas de crédito aprovadas ontem em Conselho de Ministros - no montante máximo de 125 milhões de euros - para apoiar os agricultores prejudicados pela seca são "um balão de oxigénio", mas estão longe de resolver o problema.
Lisboa cria condições para entrar no "top 10" do investimento (Diário de Notícias) Colocar Lisboa no ranking das 10 das cidades mais atractivas para o investimento, numa estratégica a cinco anos, é o objectivo do Gabinete do Investidor, ontem apresentado pelo presidente da Câmara, no Lisboa Welcome Center, sede da Agência para a Modernização Económica de Lisboa (Ambelis).
Mais lidas