pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

29 de Junho de 2006 às 07:54

«Passei de exemplo a canalha» (Jornal de Negócios) Albertino de Figueiredo, fundador da Afinsa, diz que está «inocente de tudo» e que «alguém – que perseguirá até morrer – moveu uma máquina» para destroçar a Afinsa. O fundador e actual CEO da Afinsa, Juan Cano Cuevas, que receberam o Jornal de Negócios em Madrid, afirmam que o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, António Martins da Cruz, não se demitiu, mas «foi dispensado» dos seus serviços pelo novo administrador judicial, que tomou conta da empresa no dia 8 de Maio.

«Partner» da Ernst & Young de Lisboa diz que 30 empresas querem entrar para a bolsa (Jornal de Negócios) John Mackey, «partner» da Ernst & Young de Lisboa, responsável pela área de serviço a clientes e mercados de capitais, foi um dos oradores do retiro organizado pela Euronext e a consultora Americana, na última sexta-feira, para sensibilizar mais de 30 empresas para as vantagens de dispersar capital na bolsa.

Belém quer tempo para apreciar Lei das Rendas (Diário Económico) O anúncio de que a reforma do arrendamento tinha entrado ontem em vigor e as múltiplas aparições públicas de Eduardo Cabrita, anunciando as novidades de uma lei ainda não promulgada por Cavaco Silva, deixaram um rasto de incómodo no Palácio de Belém. Na verdade, os diplomas complementares ao Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU) ainda não têm a assinatura do Presidente e, enquanto isso não acontecer e os mesmos não forem publicados em Diário da República, nenhum deles tem efeitos legislativos – o que quer dizer que não pode, para já, haver aumento de rendas.

Empresas públicas fora das regras da mobilidade (Diário Económico) O pessoal das Entidades Públicas Empresariais (EPE) já não vai ser afectado pelas novas regras da mobilidade na Função Pública e da reorganização de serviços. Com esta alteração, o Governo muda assim de opinião em relação às versões iniciais daqueles diplomas.

Deutsche Borse está em Portugal a fazer lobby (Público) Chairman da bolsa alemã defende que a fusão da Euronext com a NYSE é um erro que a Europa pagará caro.

Trabalhadores da Azambuja podem "guardar" equipamentos nas férias (Público) Trabalhadores da fábrica da General Motors (GM) na Azambuja estão preocupados com as atitudes que a empresa poderá tomar no período tradicional de férias, durante o qual a indústria automóvel azambujense costuma fechar as portas por três semanas.

Municípios ricos contribuem para concelhos mais pobres (Diário de Notícias)A Associação Nacional de Municípios Portugueses irá analisar amanhã, nos Açores, a proposta de lei do Governo de reforma do modelo de financiamento da administração local. Seis meses depois de ser nomeado, o grupo de trabalho coordenado pelo especialista em finanças públicas Trigo Pereira apresentou uma proposta que altera radicalmente o modelo vigente. As críticas das autarquias já se fizeram ouvir: municípios, grandes e pequenos, dizem que ficam a perder.

Redução rápida do défice só pelo lado da receita (Diário de Notícias) O aumento da receita fiscal é o único instrumento forte de que Portugal dispõe para conseguir realizar uma correcção no curto prazo de um desequilíbrio orçamental. De acordo com o relatório publicado ontem pela agência internacional Standard & Poor"s, Portugal regista o 12.º nível de flexibilidade orçamental mais alto entre os 28 países analisados e o terceiro entre os doze Estados pertencentes à Zona Euro.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio