Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Delphi tem novos contratos e fica no Seixal até 2016 (Jornal de Negócios) A fábrica da Delphi no Seixal está a concorrer em cinco frentes para projectos de produção de componentes que assegurem a viabilidade desta unidade entre 2011 e 2016.
Investidores perdem mais de sete milhões nos direitos do BCP (Jornal de Negócios) O período de negociação dos direitos de subscrição do aumento de capital do Banco Comercial Português (BCP), em mercado regulamentado, terminou, na sexta-feira, com uma nova desvalorização do valor destes papéis, a quinta sessão consecutiva.
Chuva trava subida da electricidade em 2009 (Diário Económico) Não há razão para alarme. Pelo contrário. A forte chuva dos últimos dias ajudaram a anular o diferencial no nível de reservas de água nas barragens face à média histórica para esta época do ano. Os beneficiados vão ser os consumidores de electricidade, uma vez que o recurso às centrais hídricas para a produção de electricidade é mais barato do que a produção a gás ou carvão, o que ajudará a travar a subida de preço da electricidade.
Relações com o BPI não poderiam ser melhores” (Diário Económico) Depois de o BPI ter decidido não acompanhar o aumento de capital do BCP, Santos Ferreira diz que está tudo bem entre os dois bancos. E acredita que a operação está a correr como previsto.
Famílias mais pobres sofrem mais com subida da inflação (Público) Os dez por cento de famílias com rendimento mais baixo estão a sentir uma inflação de 3,5 por cento. As mais ricas de apenas três por cento. As famílias portuguesas com rendimentos mais baixos são aquelas que mais estão a sentir os efeitos da inflação.
Fisco diz que imobiliário, juristas, consultores e contabilistas são dos devedores mais relevantes (Público) Os contribuintes do sector do imobiliário e do sector de serviços de apoio à gestão, como juristas, consultores ou contabilistas, são os principais alvos de uma nova funcionalidade informática da Direcção-Geral de Impostos (DGCI) que tem como objectivo melhorar a operacionalidade e eficiência do sistema de penhoras automáticas. A escolha destes dois sectores fica a dever-se, segundo o fisco, ao facto de serem dos mais representativos entre os contribuintes devedores.
Carbono não obrigou empresas a mudar (Diário de Notícias) O mercado do carbono, a funcionar em regime experimental desde 2005, pouco mudou na gestão da maioria das empresas portuguesas.
Agências de emprego impedidas de taxar desempregados (Diário de Notícias) As agências privadas de colocação de candidatos a emprego, concorrentes do Instituto do Emprego e Formação Profissional, vão ser impedidas de cobrar dinheiro aos desempregados. Esta é uma das novidades do anteprojecto de decreto-lei que revê o regime jurídico das agências privadas de emprego, que vem adaptar à legislação nacional uma convenção europeia ratificada há mais de sete anos.
Mais lidas