Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Novas estradas podem vir a ter mais troços com portagem (Jornal de Negócios) Dos mais de 1.250 quilómetros de novas estradas que estão a concurso, integradas no pacote de 12 concessões que o Governo está a lançar, 427 quilómetros dos 628 que terão perfil de auto-estrada vão ter desde logo portagens. No entanto, nos cadernos de encargos das novas vias, a que o Negócios teve acesso, é deixada a porta aberta para a introdução de portagens em mais troços das novas vias.
Apostar na queda dos bancos nacionais continua a ser possível (Jornal de Negócios) Os investidores que queiram apostar na queda das acções negociadas na bolsa de Lisboa vão poder continuar a fazê-lo, mesmo com as novas regras sobre "short selling" que entram amanhã em vigor.
Concorrência quer poderes reforçados (Diário Económico) No meio da polémica entre Governo, gasolineiras e a Autoridade da Concorrência devido à alta de preços da gasolina, os presidentes das entidades reguladoras – que hoje são nomeadas pelo Governo – estão a juntar-se em defesa de uma maior independência das suas instituições face ao Executivo, mas também face ao mercado.
Rendas vão subir mais que a inflação (Diário Económico) As rendas no próximo ano vão ser actualizadas em 2,8%, ou seja, três décimas acima do verificado o ano passado. De acordo com o Diário República de ontem, o coeficiente de actualização dos diversos tipos de arrendamento é de 1,028.
Economia paralela sem redução ao longo de quase três décadas (Público) Um grupo de trabalho nomeado pelo ministro das Finanças estima que, desde 1981 até 2005, o peso da economia informal em Portugal pouco variou, situando-se nos 22 por cento do Produto Interno Bruto, segundo um relatório solicitado pelo PÚBLICO..
Portugal quer cluster para a energia das ondas (Público) Efacec e EDP juntam-se à Babcock & Brown, ainda dona da Enersis, para criar consórcio Ondas de Portugal e desenvolver projectos experimentais
Abertura de mais 'shoppings' pode provocar ruptura (Diário de Notícias) Apesar da crise económica, o ano em curso deverá assistir à maior abertura de centros comerciais da história do País. Segundo um relatório ontem publicado, a área bruta locável (ABL) que passará a ficar disponível até ao final do ano ultrapassa os 300 mil metros quadrados (m2). Este facto poderá ter como consequência a diminuição da rentabilidade, pondo mesmo em risco a sustentabilidade dos empreendimentos em algumas zonas do País mais saturadas
Derrapagem fiscal atinge os 595 milhões de euros (Diário de Notícias) A receita fiscal está em derrapagem. Nos primeiros oito meses do ano faltam nos cofres fiscais pelo menos 595 milhões de euros e só adiamentos de despesas e excedentes com a Segurança Social - aumento de contribuições e "cortes" no subsídio de desemprego - seguram o défice orçamental entre os 2,2% e os 2,5% do PIB.
Crise na gasolina tira 397 milhões ao Fisco (Correio da Manhã) De Janeiro a Agosto deste ano, o Estado arrecadou menos 397,4 milhões de euros em receitas do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) do que em igual período de 2007. O aumento do preço dos combustíveis levou os portugueses a utilizarem menos o carro ou a encherem o depósito em Espanha.
Mais lidas