pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O dia num minuto: Coligação e PS separados por décimas, queixas no IRS e reclamações na Apple. E ainda sugestões para o fim-de-semana

É cada vez mais longínquo o cenário de uma maioria absoluta nas legislativas de 4 de Outubro. As despesas de educação no IRS estão a ser investigadas pelo Provedor de Justiça. Carros da Autoeuropa recolhidos no Brasil e queixas sobre a Apple por causa do novo sistema operativo. E ainda sugestões para o fim-de-semana.

Passos Coelho António Costa
Passos Coelho António Costa Bruno Simão/Negócios
18 de Setembro de 2015 às 20:00

Legislativas: Coligação à frente e Costa o preferido. A coligação PSD/CDS e o PS estão separados por seis décimas nas intenções de voto, segundo a sondagem realizada pela Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã entre os dias 13 e 17 de Setembro. A coligação surge com uma intenção de voto de 35,3%, enquanto o PS reúne 34,7% das intenções de voto. Esta última sondagem é também marcada por uma inversão de tendência, no que toca à confiança para primeiro-ministro. António Costa reocupa o primeiro lugar, perdido no início de Setembro, reunindo 42,5% das preferências, contra as 37,7% da sondagem anterior. Já Passos Coelho, embora tendo registado uma subida ligeira entre a primeira sondagem de Setembro e esta, de 39,4% para 39,9%, é ultrapassado pelo líder dos socialistas.

IRS: Fisco disponível para colaborar com Provedor de Justiça. "A Autoridade Tributária está disponível para prestar todos os esclarecimentos" ao Provedor de Justiça sobre as deduções de educação no IRS, garantiu esta sexta-feira, 18 de Setembro, fonte oficial do Ministério das Finanças num comunicado enviado às redacções. O comunicado surgiu na sequência da notícia avançada hoje pelo Negócios de que o Provedor de Justiça está a investigar as deduções de despesas de educação no IRS, devido a queixas apresentadas por pais e associações de pais relativas aos custos com refeições escolares.

Brasil recolhe Eos da Autoeuropa. A Volkswagen está a chamar às suas oficinas no Brasil o modelo Eos, produzido na fábrica da Autoeuropa em Palmela, por defeito dos airbags, e alerta para o "risco de danos físicos ou fatais ao motorista" caso não se resolva o problema, segundo a agência Lusa. A fabricante alemã pede assim aos proprietários que se dirijam aos concessionários da marca "para inspecção e reparo, caso a luz de advertência do airbag do motorista acenda".

S&P sobe rating de Portugal. A Standard & Poor’s (S&P) elevou o rating soberano de Portugal, que estava dois níveis abaixo de "lixo", para o primeiro patamar da chamada categoria de investimento especulativo. Ou seja, ficou a apenas um nível de sair do chamado "lixo". A agência de notação financeira sustenta a sua decisão com o facto de "a actividade económica e a consolidação orçamental em Portugal estarem a recuperar, em linha com as expectativas, colocando o rácio da dívida pública numa trajectória descendente após 15 anos consecutivos de aumentos".

Abastecer o carro? Espere por segunda-feira. Se estava a pensar em ir à bomba de gasolina abastecer o carro, espere até segunda-feira. É que, após a ligeira queda dos preços dos combustíveis esta semana, graças ao aliviar da cotação nos mercados, a tendência irá manter-se. Mas de forma mais significativa. Tanto a gasolina como o gasóleo vão custar-lhe até menos dois cêntimos por litro

Clientes queixam-se da Apple. As redes sociais foram inundadas de queixas de utilizadores que não conseguiram fazer a actualização para o novo sistema operativo iOS9 da Apple, ou cujos dispositivos reagiram negativamente após o ‘upgrade’ de software. Os analistas consultados pela Reuters aconselham os clientes a esperar vários dias antes de fazer qualquer actualização, independentemente do sistema operativo em causa, para garantir que as falhas foram descobertas e solucionadas.

Eleições na Grécia. Os gregos vão a votos este domingo, dia 20 de Setembro, e parece certo que nenhum partido conseguirá uma maioria absoluta, o que exigirá negociações pós-eleitorais tendo em vista a formação de uma coligação de Governo. Conheça os vários cenários para a Grécia ter um governo maioritário após as eleições.

Bolsas em queda. As bolsas europeias caíram reflectindo os receios dos investidores de um abrandamento da economia mundial, no seguimento da decisão da Reserva Federal dos EUA, tomada quinta-feira, de manter inalterada a taxa de juro de referência. A bolsa de Lisboa, o PSI-20, caiu 0,71% na sessão desta sexta-feira. O petróleo está em queda. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres, está a recuar 2,16% para 48,02 dólares. O West Texas Intermediate (WTI), transaccionado em Nova Iorque, desvaloriza % para 3,24% para 45,38 dólares por barril.

 

Vídeo. Porque é que a Fed não subiu os juros? André Tanque de Jesus, jornalista do Negócios, explica os contornos desta decisão.

Onde ir no fim-de-semana? Da exposição do cartoonista Luís Afonso às matinés clássicas no cinema Medeia Monumental, há opções não faltam. Consulte as sugestões do Negócios.

Para ler no Weekend do Negócios. A entrevista de Teresa de Sousa. Distinguida com o prémio Dona Antónia, a jornalista fala sobre Angela Merkel, Mário Soares e a Europa. O trabalho do jornalista Nuno Aguiar sobre as eleições presidenciais nos EUA intitulado "Um elefante e um burro numa loja de porcelana" e o da jornalista Sara Ribeiro sobre "A revolução digital das coisas".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio