A semana em 5 minutos: o tremor dos mercados, as 35 horas, Bowie, Messi e Óscares
A China colocou os mercados à beira de um ataque de nervos. As 35 horas e a banca marcaram a semana nacional. A morte de David Bowie causou comoção à escala mundial e já se conhecem os candidatos aos Óscares.
SEGUNDA-FEIRA, 11 JANEIRO
Morreu David Bowie. O dia começou triste com a notícia da morte do cantor de 69 anos, que lutava há 18 meses contra um cancro. Bowie, mestre de vários estilos, ícone da Pop, pioneiro no uso da imagem na indústria musical, tinha editado o último álbum, "Blackstar", no dia 8 de Janeiro, data do seu aniversário. Com a sua morte, como "Lazarus", título de um dos singles do último disco, a sua obra renasce. David Bowie foi lembrado em todo o mundo, por líderes políticos, personalidades da música e nas redes sociais.
Pedro Norton sai da Impresa. Entra filho de Balsemão. Pedro Norton renunciou ao cargo de administrador e presidente executivo da Impresa, anunciou a empresa através de um comunicado à CMVM. A decisão tem efeitos a partir de 6 de Março. Para o cargo vai Francisco Pedro Balsemão, filho do maior accionista e fundador do grupo, Francisco Pinto Balsemão. E foi este último que falou sobre os motivos da saída de Pedro Norton, numa carta aos trabalhadores: "Pedro Norton manifestou-me, há largos meses, a sua vontade de, sem pressas nem precipitações, dedicar a sua vida profissional a outras áreas de actividade e, por conseguinte, a outras entidades empresariais". Balsemão diz que tentou "demovê-lo".
Função Pública ameaça Costa com greve
António Costa tem 300 milhões de euros para infra-estruturas
Multinacionais têm de devolver 700 milhões em vantagens fiscais. A Comissão Europeia concluiu que o esquema de vantagens fiscais selectivas promovido pela Bélgica é ilegal, e que as empresas que foram beneficiadas devem devolver os impostos que não foram pagos, um montante que deverá rondar os 700 milhões de euros. Segundo a Comissão, o esquema fiscal de "lucros excedentários" ("excess profit" tax scheme) beneficiou pelo menos 35 multinacionais, principalmente da União Europeia.
Messi é o primeiro com cinco Bolas de Ouro
TERÇA-FEIRA, 12 JANEIRO
Pimco acusa Portugal de confisco. Após o Financial Times ter escrito que "Portugal fez o correcto" ao reenviar para o BES dívida sénior do Novo Banco, impondo perdas aos obrigacionistas, o director-geral da Pimco diz que a medida "abre um precedente perigoso". "A nova administração portuguesa não é o primeiro Governo a recorrer ao confisco de bens e expediente populista. A Venezuela e a Argentina também pertencem a este clube. A diferença importante é que Portugal é membro da Zona Euro e os seus bancos significativos são regulados pelo Banco Central Europeu", escreve Philippe Bodereau, num texto no FT. A Pimco, a maior gestora de obrigações do mundo, detinha 228,6 milhões de euros em títulos do Novo Banco que passaram para o BES, segundo a Bloomberg.
Banca portuguesa continua a precisar da ajuda de Bruxelas. Os bancos portugueses vão poder continuar a emitir dívida com garantia do Estado caso disso necessitem. A Comissão Europeia aprovou a utilização até Junho do esquema de garantias aos bancos portugueses, que existe desde a crise financeira de 2008. Em comunicado, a Comissão considera que a extensão "está em linha com as orientações para as ajudas estatais aos bancos durante a crise". Para que tenha havido este novo prolongamento até Junho de 2016, Portugal e Bruxelas tiveram de concordar que o esquema ainda faz falta ao sector financeiro português.
Matérias-primas em mínimos de um quarto de século. O Bloomberg Commodity Index, que agrega 26 matérias-primas, tocou no valor mais baixo desde pelo menos 1991, o primeiro ano em que há registos comparáveis. Após ter perdido 25% no ano passado, o índice acumula já uma desvalorização de 5,54% em 2016. É o pior arranque anual de sempre, segundo a Bloomberg. Um desempenho justificado pelos receios de um abrandamento da China, a segunda maior economia mundial e maior consumidora mundial de matérias-primas. O petróleo, que hoje baixou os 30 dólares em Nova Iorque, é uma das "commodities" que mais está a pressionar o índice.
35 horas: Governo preocupado com despesa das horas extra. O Ministério das Finanças garante que o compromisso de reduzir o horário de trabalho das 40 para as 35 horas, que consta do Programa de Governo, é mesmo para cumprir. Mas quer mitigar o impacto da medida na despesa pública, "designadamente por aumento de trabalho suplementar". Em resposta ao Negócios, o Ministério informa que vai aproveitar a fase de discussão e análise dos diplomas no Parlamento para apresentar soluções que reduzam aquele impacto.
Desde a chegada da troika que não se dava tanto crédito
Atentado em Istanbul faz dez mortos. Um atentado na zona turística de Istambul, Turquia, provocou pelo menos 10 mortos e 15 feridos, dois deles em estado grave. Nove das 10 pessoas mortas no atentado suicida ocorrido no centro turístico de Istambul, atribuído pelas autoridades a um sírio, são cidadãos alemães, indicou à agência France Presse um responsável turco.
QUARTA-FEIRA, 13 JANEIRO
BCE e Governo distanciam-se de Carlos Costa. O Banco Central Europeu "não exigiu nem aprovou" a decisão do Banco de Portugal de reenviar para o BES cerca de 2.000 milhões de dívida sénior que estava no Novo Banco e que permitiu recapitalizar esta instituição, adiantou o supervisor europeu à Reuters. "A decisão do Banco de Portugal de capitalizar o Novo Banco com recurso a alguns obrigacionistas foi tomada exclusivamente pelo Banco de Portugal debaixo dos seus poderes de autoridade nacional de resolução. O BCE não exigiu nem aprovou uma medida de capitalização interna com recurso a obrigacionistas seniores", refere a declaração do BCE. O distanciamento do BCE face à decisão de entidade liderada por Carlos Costa surge no mesmo dia em que se ficou a saber que o Governo foi contra a opção do Banco de Portugal para reforçar a solidez do Novo Banco.
Centeno e Costa vão explicar caso Banif.
Greve na Função Pública vai em frente.
Passos e os maus sinais de Costa.
Portugal volta a falar de parceria estratégica com Angola.

Refugiados podem ajudar PIB alemão. A chegada massiva de refugiados e migrantes à Europa é um dos maiores desafios que a região enfrenta, actualmente. Contudo, se a integração das pessoas for bem-sucedida, estas poderão constituir um novo impulso para a economia europeia. Quem o diz é o Deutsche Bank, que acredita que os refugiados podem contribuir para uma subida até 1,5% do PIB alemão nos próximos cinco anos. Tendo em conta que o PIB da Alemanha rondou os 3,5 mil milhões de euros no final de 2014, o impulso dado pelos migrantes que chegaram – e vão continuar a chegar ao país – poderá traduzir-se num máximo de 52,5 mil milhões de euros.
Sim, o seu patrão pode espiar as a suas mensagens.
QUINTA-FEIRA, 14 JANEIRO
Banif complica saída dos défices excessivos.
Cristas é candidata a líder do CDS.
Fundos de investimentos ficaram com metade da emissão de dívida. A emissão de obrigações a 10 anos, realizada pelo Tesouro esta quinta-feira, 14 de Janeiro, ascendeu a quatro mil milhões de euros. Quase metade deste montante foi garantido por fundos de investimentos, apontam os resultados divulgados pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).
Neeleman: o mais importante é a gestão.
Fundos espanhóis apanhados pelo caso das obrigações do Novo Banco
Fundos espanhóis apanhados pelo caso das obrigações do Novo Banco
Renault sob investigação.
Os eleitos de Hollywood para os Óscares. Os nomeados de 2015 para os Óscares, foram revelados. A 88.ª entrega dos prémios da academia acontece a 28 de Fevereiro, em Los Angeles, e será apresentada por Chris Rock. Conheça em baixo quem foi seleccionado por Hollywood em quatro categorias: melhor filme, melhor realizador, melhor actriz e melhor actor. Os nomeados para as outras categorias podem ser consultados aqui.
Melhor filme
- Ponte de Espiões
- Perdido em Marte
- Brooklyn - Quarto
- Quarto
- O Caso Spotlight
- Mad Max, Estrada da Fúria
- The Revenant: O Renascido
- A Queda de Wall Street
Melhor realizador
- Adam McKay (A Queda de Wall Street)
- George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria)
- Alejandro G. Iñárritu (The Revenant: O Renascido)
- Lenny Abrahamson (Quarto)
- Tom McCarthy (O Caso Spotlight)
Melhor actriz
- Cate Blanchett (Carol)
- Brie Larson (Quarto)
- Jennifer Lawrence (Joy)
- Charlotte Rampling (45 Anos)
- Saoirse Ronan (Brooklyn)
Melhor actor
- Bryan Cranston (Trumbo)
- Matt Damon (Perdido em Marte)
- Leonardo DiCaprio (The Revenant: O Renascido)
- Michael Fassbender (Steve Jobs)
- Eddie Redmayne (A Rapariga Dinamarquesa) SEXTA-FEIRA, 16 JANEIRO
SEXTA-FEIRA, 16 JANEIRO
Bolsas europeias caem 21% em nove meses
Ensaio clínico da Bial deixa cinco internados em França. Uma pessoa encontra-se em estado de morte cerebral e cinco outras em estado grave em Rennes, oeste de França, após terem participado num ensaio de medicamentos analgésicos conduzida por um laboratório privado para a farmacêutica portuguesa Bial, adiantou a AFP. O acidente ocorreu na quinta-feira no quadro de um ensaio clínico de fase 1, tendo os voluntários ingerido o medicamento por via oral, segundo informou o Ministério da Saúde francês. A farmacêutica diz que está a acompanhar a situação e que seguiu "todas as boas práticas internacionais, com a realização de testes e ensaios pré-clínicos, nomeadamente na área da toxicologia". Segundo a Bial, "já tinham participado neste ensaio com a nova molécula, 108 voluntários saudáveis, sem notificação de qualquer reacção adversa moderada ou grave".
Dança de cadeiras nos media. Paulo Baldaia vai sair da direcção da TSF, função que ocupava desde 2008. O jornalista vai continuar nos quadros da Global Media, passando a liderar uma nova direcção do grupo dedicada a projectos especiais. Para o lugar de Paulo Baldaia vai David Dinis, director do Observador desde o lançamento do "site". O cargo de David Dinis será ocupado por Miguel Pinheiro, antigo director da Sábado, adianta o próprio Observador.
35 horas aprovadas na generalidade. Os quatro projectos de lei que estabelecem as 35 horas na Função Pública foram aprovados na generalidade, com os votos favoráveis de PS, Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes. As bancadas do PSD e do CDS votaram contra. Os projectos apresentados por PS, Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes vão agora ser negociados na especialidade. O projecto d’Os Verdes, que estende a redução do horário máximo ao privado, foi aprovada na generalidade, mas vai cair na discussão na especialidade, garante o PS.
Crédito ao consumo dispara para recorde. O financiamento para o consumo está a acelerar de forma expressiva. O montante concedido cresceu pelo terceiro mês consecutivo alcançando, em Novembro, o valor mais elevado desde que há registos: 493,28 milhões de euros. o crédito ao consumo sem finalidade específica continua a corresponder à maior fatia do bolo, seguido dos cartões de crédito.
António Costa diz que défice abaixo de 3% está "praticamente assegurado"
Porto não chega a acordo com Lopetegui. A SAD do FC Porto comunicou à CMVM que não foi possível chegar a acordo com Julen Lopetegui sobre a rescisão do contrato do treinador basco. "Não tendo sido possível chegar a um acordo com o treinador Julen Lopetegui, [a SAD do FC Porto] rescindiu unilateralmente o seu contrato de trabalho desportivo", pode ler-se no comunicado enviado ao regulador. Na informação prestada à CMVM, o FC Porto acrescenta ainda que até ao dia de hoje não existe "qualquer negociação tendo em vista a contratação de um treinador para a equipa profissional de futebol A".
Mais lidas