pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Autarquias põem mais de 84% dos novos trabalhadores diretos nos quadros

A esmagadora maioria das pessoas que entraram para o poder local foi diretamente para os quadros dos serviços municipais ou das entidades empresariais municipais, revelam os dados consultados pelo Dinheiro Vivo.

Camara Municipal do Porto
Camara Municipal do Porto Sónia Caldas/CM
Negócios 18 de Agosto de 2021 às 08:54

Os serviços e empresas municipais estão contratar novos funcionários diretamente para os quadros a um ritmo muito mais elevado do que a generalidade do país. Segundo o levantamento feito pelo Dinheiro Vivo junto da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) mais de 84% dos empregos criados no setor das autarquias assumiram a forma de vínculos contratuais sem termo, o que compara com uma média de apenas 36% a nível nacional.

A esmagadora maioria das pessoas que entraram para o poder local foi diretamente para os quadros dos serviços municipais ou das entidades empresariais municipais, revelam os dados consultados pelo DV. Com as eleições autárquicas a aproximarem-se (estão marcadas para 26 de setembro), a administração local contrariou o que foi a tendência na função pública, onde o reforço do emprego público foi pautado por um aumento da precariedade já que quase 60% do novo emprego eram contratos a prazo.

Os dados da DGAEP, publicados esta segunda-feira, indicam que havia no final de junho 731 mil pessoas a trabalhar para o Estado, ligeiramente mais do que no final de 2011. Com um aumento de 25,7 mil funcionários em apenas um ano, o Estado registou um ritmo de criação de emprego de 3,7% em termos homólogos, o mais alto da série iniciada no final de 2011.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio