Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia britânica cresceu mais do que o esperado no terceiro trimestre

O PIB do Reino Unido cresceu 0,4% no período entre julho e setembro, quando as estimativas apontavam para uma subida mais ligeira de 0,3%.

Reuters
Rita Faria afaria@negocios.pt 20 de Dezembro de 2019 às 10:17
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...

A economia do Reino Unido cresceu mais do que era esperado no terceiro trimestre deste ano, apoiada no forte desempenho do setor dos serviços.

De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 20 de dezembro, pelo gabinete nacional de estatística, o PIB avançou 0,4% em relação aos três meses anteriores, quando as estimativas dos economistas apontavam para uma subida de 0,3%.

Apesar de ter evitado a recessão – recorde-se que o PIB contraiu no segundo trimestre pela primeira vez desde 2012 – o crescimento permanece lento, com o PIB a crescer apenas 1,1% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, o que traduz o ritmo mais fraco desde o início de 2018.

Além disso, segundo a Bloomberg, os economistas esperam que o crescimento desacelere para 0,1% no quarto trimestre, apesar da maior clareza sobre o Brexit.

A saída do Reino Unido da União Europeia está agora agendada para 31 de janeiro, depois de Boris Johnson ter garantido uma vitória com maioria nas eleições realizadas a 12 de dezembro.

Já esta sexta-feira havia sido revelado que o nível de confiança registado entre os empresários e os consumidores britânicos subiu em dezembro: o índice que mede o sentimento dos consumidores aumentou em três pontos para o nível mais alto desde julho, enquanto o índice de confiança das empresas elaborado pelo banco Lloyds atingiu um máximo de cinco meses.
Ver comentários
Saber mais PIB Reino Unido
Outras Notícias