pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Empresas norte-americanas criaram 261 mil postos de trabalho em outubro

Postos de trabalho criados em outubro superaram as expetativas. Já a taxa de desemprego avançou para os 3,7%, sendo que em setembro se fixou nos 3,5%.

Estados Unidos, EUA, bandeira
Estados Unidos, EUA, bandeira Eric Thayer/Reuters
04 de Novembro de 2022 às 12:47

As empresas norte-americanas criaram 261 mil postos de emprego no mês de outubro, tendo o valor superado as estimativas (200 mil). Os dados esta sexta-feira divulgados pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho norte-americano apontam que o mercado de trabalho mantém-se resiliente, apesar das consecutivas subidas das taxas de juro por parte da Reserva Federal dos Estados Unidos para combater a inflação. 

A taxa de desemprego, por sua vez, avançou para 3,7%, ultrapassando a de setembro, que se fixou nos 3,5%. Desde abril que a taxa de desemprego tem variado entre os 3,5% e os 3,7%, assinala 

Ainda assim, os postos de trabalho criados em outubro foram inferiores aos de setembro.

Os dados continuam, por isso, a reforçar os argumentos da Fed de que o mercado de trabalho continua a resistir ao impacto das subidas das taxas de juro diretoras, as mais agressivas desde há vários anos.

Esta quarta-feira, o presidente da Fed, Jerome Powell, voltouu a subir as taxas de juros diretoras em 75 pontos base, tratando-se da quarto aumento consecutivo desta dimensão. Além disso, o responsável pela autoridade monetária informou que o nível final de taxas de juro será superior ao previsto, justificando que os dados económicos justificam que as taxas sejam mais altas do que anteriormente esperado.

O relatório esta sexta-feira divulgado aponta ainda que os despedimentos avançaram ligeiramente, mas continuam historicamente baixos.

O relatório esta sexta-feira divulgado aponta ainda que os despedimentos avançaram ligeiramente, mas continuam historicamente baixos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio