pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Endividamento da economia sobe pelo quarto mês e atinge recorde de 739,9 mil milhões

O endividamento da economia voltou a aumentar pelo quarto mês consecutivo, devido sobretudo ao setor público.

pessoas crise recessao economia covid mascaras metro transportes
pessoas crise recessao economia covid mascaras metro transportes Bruno Colaço
23 de Dezembro de 2020 às 11:35

O endividamento da economia voltou a aumentar em outubro, pelo quarto mês consecutivo. De acordo com dados do Banco de Portugal, divulgados esta quarta-feira, atingiu um novo recorde de 739,9 mil milhões de euros. 

"Em outubro de 2020, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 739,9 mil milhões de euros, dos quais 337,2 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 402,7 mil milhões de euros ao setor privado", refere a entidade liderada por Mário Centeno. 

pessoas crise recessao economia covid mascaras metro transportes
Endividamento da economia sobe pelo quarto mês e atinge recorde de 739,9 mil milhões

Isto representa, segundo o Banco de Portugal, uma subida de perto de 1,9 mil milhões de euros face ao mês anterior. 

"Este aumento deveu-se integralmente ao acréscimo do endividamento do setor público", afirma o regulador, notando que o "incremento do endividamento do setor público refletiu-se, sobretudo, no crescimento do endividamento face ao setor financeiro (1,5 mil milhões de euros) e face às próprias administrações públicas (0,7 mil milhões de euros). Estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução do endividamento face ao exterior (0,2 mil milhões de euros)". 

Já o endividamento do setor privado, afirma o Banco de Portugal, "praticamente não se alterou, com a redução do endividamento das empresas face ao setor financeiro (0,7 mil milhões de euros) a ser compensada pelo aumento do endividamento das empresas face ao exterior (0,4 mil milhões de euros), e pelo acréscimo do endividamento dos particulares perante o setor financeiro (0,2 mil milhões de euros)". 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio