Notícia
Fitch aponta queda de 6,6% do PIB de Portugal este ano
A agência de rating estima que a economia portuguesa registe uma contração de 6,6% em 2020, para depois se expandir 3,7% em 2021.
- Assine já 1€/1 mês
- 8
- ...
A Fitch projecta uma contração de 6,6% do PIB português este ano, para depois crescer 3,7% em 2021.
Num relatório hoje divulgado, a agência de notação financeira diz que existem elevados riscos de estas estimativas poderem sair piores, atendendo à incerteza quanto à abrangência e duração da pandemia de covid-19 e quanto ao seu impacto no turismo.
"Portugal tem uma economia pequena e aberta que se baseia grandemente nas exportações e no turismo, deixando o país vulnerável à debilitação da economia europeia. A abrangência e duração da pandemia, e o seu impacto no turimo – que contribui com cerca de 17% para o PIB de Portugal e com 19% para o emprego – constituem riscos substanciais", sublinha.
O Ministério português das Finanças inscreveu no orçamento retificativo uma contração de 6,9% do PIB, seguindo de perto a estimativa da Comissão Europeia (recuo de 6,8%), pelo que a projeção da Fitch acaba por ser mais otimista. Já a OCDE espera uma queda de 9,4% do PIB de Portugal – que poderá elevar-se a 11,3% se houver uma segunda vaga da pandemia.
A Moody’s mostra-se mais alinhada com as previsões da OCDE. Num relatório divulgado ontem, a agência estimou que o PIB de Portugal deverá encolher 9,5% este ano, isto apesar de estar a recuperar algum impulso no segundo semestre.
(notícia atualizada às 18:02)