pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo reduz salário mínimo líquido mensal em 34 euros

O aumento da taxa social única vai levar a uma descida no salário mínimo, o que acontecerá pela primeira vez desde que foi criado.

08 de Setembro de 2012 às 11:13

O salário mínimo vai baixar em Portugal pela primeira vez desde que foi criado. Esta é uma consequência directa do aumento da taxa social única (TSU) em sete pontos percentuais, que se aplica a todos os trabalhadores de forma indiferenciada.

Em causa estão cerca de 10% das pessoas que trabalham por conta de outrem. Actualmente, o salário líquido bruto é de 485 euros. Líquido, deduzido da taxa social única de 11%, é de 431,65 euros. Passando esta taxa para os 18%, o salário mínimo líquido passa para 397,7 euros.

Ou seja, menos 33,95 euros por mês. Este corte poderá, no entanto, ser atenuado pelo crédito fiscal anunciado por Passos Coelho, mas com efeitos apenas no ano seguinte, por altura do acerto de contas anual entre fisco e contribuintes. No entanto, ainda se desconhecem as características deste crédito fiscal, que, segundo explicou o primeiro-ministro, será negociado com os parceiros sociais.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio