Economia Irão avisa Washington e Riade que qualquer ataque resultará numa guerra

Irão avisa Washington e Riade que qualquer ataque resultará numa guerra

As tensões entre o Irão e a Arábia Saudita, apoiada pelos Estados Unidos, estão em crescendo. Depois de acusados formalmente de serem responsáveis pelos ataques à petrolífera do Estado saudita, os iranianos dizem-se prontos a retaliar caso as restantes nações avancem com represálias.
Irão avisa Washington e Riade que qualquer ataque resultará numa guerra
Reuters
Negócios 19 de setembro de 2019 às 20:00

O ministro dos Negócios Estangeiros iraniano, Javad Zarif, alertou que caso exista um eventual ataque da parte dos Estados Unidos ou da Arábia Saudita, este irá resultar numa "guerra aberta".

As declarações foram proferidas numa entrevista dada à CNN. Em causa está uma possível retaliação de Washington e Riade ao ataque a duas importantes instalações da petrolífera estatal saudita - e do qual o Irão tem sido considerado o responsável.

O ministro, que responde ao presidente Hassan Rouhani (na foto), aproveitou para voltar a negar o envolvimento nos ataques. "Eu sei que nós não o fizemos. E sei que os hutis fizeram um comunicado a afirmar que o fizeram".

Os rebeldes iemnitas hutis reivindicaram os ataques mas os drones foram identificados pelos sauditas e americanos como sendo iranianos (os hutis, recorde-se, são apoiados politicamente pelo Irão, grande rival regional da Arábia Saudita), o que fez recrudescer também as tensões entre Washington e Teerão.





pub

Marketing Automation certified by E-GOI