pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

José Penedos é hoje ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal

José Penedos é hoje ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal como arguido no processo Face Oculta acusado de dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio.

08 de Fevereiro de 2011 às 08:09

O ex-presidente da REN-Redes Eléctricas Nacionais José Penedos é hoje ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal como arguido no processo Face Oculta acusado de dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio.

Um dos seus advogados, Rui Patrício, explicou à agência Lusa que quem requereu a audição de José Penedos foram outros dois arguidos da REN, Vítor Batista e Fernando Santos. "O juiz notificou-me do pedido e nós acedemos a prestar declarações", disse.

Segundo Rui Patrício, o antigo secretário de Estado está disponível para ser interrogado pelas defesas dos arguidos, pelo juiz e pelo Ministério Público.

Dos 36 arguidos acusados pelo Ministério Público no âmbito deste caso, quatro já foram ouvidos no TCIC nesta fase de instrução: Namércio Cunha, colaborador da empresa O2-Tratamento e Limpezas Ambientais, que está no centro da investigação; o sobrinho do empresário Manuel Godinho, o único envolvido no caso que está preso preventivamente; o funcionário administrativo Ricardo Anjos e o economista José Contradanças.

Ainda hoje, e a seguir à audição de José Penedos, deverão falar no tribunal outros três arguidos ligados à REN: Fernando Santos, Vítor Batista e António Almeida Costa. Na quarta-feira será a vez do antigo ministro e ex-administrador do Millenium/BCP Armando Vara.

A instrução é a fase processual que visa a comprovação por um juiz de instrução criminal da decisão do Ministério Público de acusar arguidos, competindo ao magistrado judicial levá-los ou não julgamento.

O Ministério Público acusou pessoas e duas empresas de centenas de crimes, entre corrupção, furto, burla, tráfico de influência e associação criminosa no âmbito do chamado caso Face Oculta, que está relacionado com alegados casos de corrupção e outros crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar que integra a O2-Tratamento e Limpezas Ambientais.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio