Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa, Porto e Cascais são as melhores cidades para negócios. Oeiras abandona top 10

A mais recente edição do Portugal City Brand Ranking é divulgada esta terça-feira e apresenta os melhores municípios do país para viver, visitar e fazer negócio.

3 – Lisboa
Alexander De Leon Battista
Marta Velho martavelho@negocios.pt 14 de Setembro de 2021 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
Lisboa, Porto e Cascais são os municípios portugueses mais atrativos para fazer negócios, indica a mais recente edição do Portugal City Brand Ranking. Vila Nova de Gaia - que se estreia no top 5 - aparece no quarto lugar da tabela, seguida de Coimbra, que mantém a mesma posição da edição anterior.

A grande ausência é Oeiras, que fica de fora das 10 cidades que mais atraem investidores e talento.

Em relação a viver e visitar, Lisboa volta a ser a favorita, consolidando a liderança que mantém em todas as vertentes, desde a primeira publicação do estudo. O Porto é também o segundo classificado nas duas dimensões, ficando o Funchal na terceira posição, em relação ao turismo, e Coimbra é a terceira cidade escolhida para viver.

Tal como Oeiras, nos negócios, também Nazaré saiu do top 10 das cidades a visitar. Já Maia ganha destaque, nos municípios favoritos para viver, subindo dez posições no ranking e ficando na 13ª posição.

A quinta edição do ranking anual da Bloom Consulting é divulgada esta terça-feira. Depois de, em 2020, não ter sido publicado devido à pandemia,  este ano, para além da divulgação das melhores cidades para viver, visitar e fazer negócio, o índice apresenta também um estudo sobre o impacto da covid-19 nas marcas municipais. 

O relatório conclui que a pandemia teve um grande impacto no poder de compra dos portugueses e que uma nova tendência de êxodo urbano abre oportunidades para alguns municípios. Por outro lado, o trabalho remoto está a trazer novos cidadãos a territórios habitualmente vistos como menos atrativos.

O estudo indica que os portugueses pretendem viajar para destinos domésticos nos próximos tempos e também que os resultados das próximas eleições autárquicas, marcadas para dia 26 de setembro, serão muito influenciados pela gestão da crise pandémica feita pelos autarcas.

O ranking atribui ainda o prémio "Marca Estrela" às cidades que, não estando obrigatoriamente nas primeiras posições das tabelas, se destacaram pela sua performance. Em negócios, a atribuição vai para o Funchal, Viseu merece destaque como município para viver e na categoria "visitar" o prémio é atribuído a Braga.

A nível nacional, o destaque vai para Vila Nova de Gaia. Por regiões, os municípios premiados são: Ribeira Grande (Açores), Olhão (Algarve), Mafra (Lisboa), Maia (Norte), Elvas (Alentejo) e Ponta do Sol (Madeira).
Ver comentários
Saber mais Lisboa Porto Coimbra Oeiras Portugal City Brand Ranking economia negócios e finanças
Outras Notícias