Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Manifestantes invadiram edifício em Lisboa onde estava o ministro da Economia

Duas unidades das forças de segurança entraram dentro do prédio e retiraram os manifestantes, alguns deles arrastados pelas forças de segurança.

José Sena Goulão/Lusa
Lusa 12 de Novembro de 2022 às 16:22
  • Partilhar artigo
  • 9
  • ...
Dezenas de manifestantes invadiram neste sábado um edifício em Lisboa, onde decorria um evento privado com o ministro da Economia, António Costa Silva, durante uma marcha contra o Fracasso Climático.

No exterior do edifício, na Avenida Defensores de Chaves, centenas de manifestantes da marcha pelo clima, iniciativa organizada pela coligação "Unir Contra o Fracasso Climático", cantavam "Fora, fora Costa Silva".

Alguns manifestantes entraram dentro do edifício onde se encontrava o ministro da Economia, tendo sido chamadas as forças de segurança.

Duas unidades das forças de segurança entraram dentro do prédio e retiraram os manifestantes, alguns deles arrastados pelas forças de segurança.

"Não vamos sair daqui enquanto ele [ministro da Economia] não sair", sublinhavam.

Posteriormente, foi criado um cordão formado por entre 15 a 20 forças de segurança à entrada do edifício.

Estava marcada para hoje uma marcha pelo clima, às 14:00, no Campo Pequeno, Lisboa, organizada pela coligação "Unir Contra o Fracasso Climático", da qual fazem parte o Climáximo, DiEM25, Greve Climática Estudantil -- Lisboa, Sciaena, Scientist Rebellion Portugal, Último Recurso, UMAR -- União de Mulheres Alternativa e Resposta e a Zero -- Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Desde segunda-feira, o movimento Greve Climática Estudantil Lisboa iniciou um protesto que incluiu a ocupação de seis escolas e universidades de Lisboa, iniciativa que visa exigir o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e a demissão do ministro da Economia e do Mar.

As ocupações coincidem com a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), que decorre desde domingo em Sharm el-Sheikh, no Egito, até ao próximo dia 18.
Ver comentários
Saber mais António Costa Silva Marcha contra o Fracasso Climático ambiente ativismo
Outras Notícias