pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Marcelo Rebelo de Sousa considera voto antecipado um "avanço em democracia"

"É um contributo fundamental, é um avanço em democracia", declarou aos jornalistas, após ter votado antecipadamente na Cidade Universitária em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa votou antecipadamente na Cidade Universitária, em Lisboa
Marcelo Rebelo de Sousa votou antecipadamente na Cidade Universitária, em Lisboa Marcos Borga/Lusa
12:13

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo que o voto antecipado é "um avanço em democracia" e lembrou que cada voto pode fazer a diferença para a decisão das eleições presidenciais.

"É um contributo fundamental, é um avanço em democracia", declarou aos jornalistas, após ter votado antecipadamente na Cidade Universitária em Lisboa.

Para o Presidente da República, "é uma vantagem enorme as pessoas poderem votar [antecipadamente] quando têm vidas complicadas e vão de um sítio para o outro".

"Neste caso, em que há um círculo único, é mais fácil para o apuramento de votos, tudo isso é muitíssimo mais fácil", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa explicou que votou antecipadamente porque no dia 18, dia para o qual estão agendadas as eleições presidenciais, estará a receber o Presidente da Estónia, "que escolheu vir no fim da semana".

"Aqueles que estão hoje a votar mostram como vale a pena votar. [...] É de facto um direito que a democracia dá e é uma pena deitá-lo pela janela. Quer dizer, pode-se votar como se quiser: vota-se em A, B, C, D, E, F. Vota-se branco, nulo é um desperdício. Agora, o não votar... depois é a pessoa dizer 'eu gosto ou não gosto daquilo que aconteceu, porque é que eu não usei o meu direito de voto?'. Pode fazer a diferença", defendeu.

O Chefe de Estado salientou que pode ser por "um, dois ou por três" votos que "ganha um e não ganha outro".

"Ou que vão à segunda volta uns e não vão outros, pode ser por meio dúzia de votos, já aconteceu. Na eleição [Mário] Soares-Freitas [do Amaral], é muito impressionante ver que a decisão foi por 110 mil votos. Ou seja, mudança de um lado para o outro, 55 mil. É menos do que um estádio de futebol", notou.

Os portugueses elegem o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa no dia 18, numas eleições com recorde (11) de candidatos e cuja segunda volta, a realizar-se, decorrerá em 08 de fevereiro.

Mais de 218 mil eleitores estão inscritos para votar hoje antecipadamente, podendo exercer o direito de voto no município escolhido.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio