Mario Draghi é hipótese para a presidênca do Conselho Europeu, diz FT
O Financial Times avança que o nome do ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) é apontado por dirigentes europeus e diplomatas como potencial substituto de Charles Michel.
A saída antecipada de Charles Michel da presidência do Conselho Europeu poderá marcar o regresso de Mario Draghi aos comandos de uma instituição europeia. Segundo o Financial Times, a possibilidade foi expressa por dirigentes europeus e diplomatas.
Além de Draghi, também terão surgido outros nomes nos corredores europeus, como o de Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, e de Mette Frederiksen, homólogo dinamarquês.
"Não será politicamente fácil" que a "cara que venceu de forma incontestável e notável as eleições possa ser substituída por outra a meio do caminho", alertava o chefe de Estado na altura.
Costa afirmou, no passado, que não pretende ocupar cargos públicos enquanto não estiver resolvida investigação em curso no Supremo Tribunal de Justiça a propósito da Operação Influencer, mas a saída de Michel deixa a possibilidade em aberto.
O Financial Times diz que há urgência em encontrar um candidato até à saída definitiva do ainda presidente do Conselho Europeu, uma vez que, caso não aconteça, as regras ditam que a presidência passe, de forma temporária, para as mãos do responsável pelo país que assume à data a presidência rotativa da União Europeia.
Isso significaria que a liderança do Conselho Europeu ficaria nas mãos de Viktor Orbán, uma vez que a Hungria assume no segundo semestre a presidência rotativa.
Mais lidas