Popularidade de Merkel atinge nível mais baixo desde Novembro de 2006
Segundo um inquérito realizado pelo Instituto alemão de Estatística e Pesquisa, Forsa, para a revista alemã Stern e para o canal televisivo alemão RTL, a popularidade de Angela Merkel está a diminuir fortemente e já alcançou os níveis mais baixos desde Novembro de 2006.
perante um cenário de eleições, disputadas entre a chanceler alemã Angela Merkel e o líder parlamentar social-democrata Frank-Walter Steinmeier, apenas 36% do eleitorado votaria na actual chanceler.
Uma descida face ao resultado da última sondagem, que indicava que apenas 39 eleitores em cada 100, admitiram que votariam em Angela Merkel. E um resultado muito distante dos 60% que elegeram a chanceler em 2008.
Ainda assim, Steinmeier, que foi derrotado nas urnas por Merkel em 2009, apenas receberia 35% dos votos, um ponto abaixo do resultado sondado para Angela Merkel.
Nos últimos tempos, as decisões políticas da chanceler alemã tornaram-se altamente impopulares. A mudança radical da sua política nuclear, e, sobretudo, a gestão que tem feito da crise da Zona Euro, tem levantado descontentamento entre o seu eleitorado.
Amanha irá realizar-se mais uma cimeira extraordinária dos líderes da Zona Euro, em Bruxelas, onde serão debatidas medidas para solucionar a crise da dívida na Grécia. Os países da Zona Euro aguardam que da reunião saiam medidas "importantes e decisivas", que impeçam o contágio da crise a outros países, como é o caso de Itália.
Mais lidas