Powell reconhece que políticas de Trump são "cenário desafiante" para objetivos da Fed
O presidente do banco central dos EUA reiterou que vai aguardar por maior clareza antes de ajustar a taxa de juro de referência, mas reconhece que o duplo mandato da Fed - pleno emprego e estabilidade dos preços - poderá ficar sob tensão devido às políticas de Trump.
O presidente da Reserva Federal (Fed) reiterou esta quarta-feira que os responsáveis do banco central não têm pressa para alterar a taxa de juro de referência, num momento em que procuram maiores certezas sobre como as políticas económicas da Administração Trump, especialmente no comércio, vão afetar a economia dos EUA.
"Por enquanto, estamos bem posicionados para uma maior clareza antes de considerarmos quaisquer ajustes na nossa posição de política" monetária, disse o responsável num discurso no Clube Económico de Chicago.
Contudo, Powell reconhece que uma economia em enfraquecimento e uma inflação elevada poderão colocar os dois mandatos da Fed – o pleno emprego e a estabilidade da inflação em torno de 2% - em conflito.
"Podemos encontrar-nos no cenário desafiante no qual os objetivos do nosso mandato duplo estão sob tensão", disse. "Se isso ocorrer, vamos considerar quão distante a economia está de cada mandato", referiu.
Powell salientou novamente o foco do banco central em impedir que os potenciais aumentos de preços causados pelas tarifas desencadeiem um aumento mais persistente da inflação.
"A nossa obrigação é manter as expectativas de inflação bem ancoradas e assegurar que um aumento isolado do nível de preços não se torne um problema crónico de inflação", disse o responsável no discurso.
Powell repetiu que os níveis das tarifas anunciados até agora são significativamente mais elevados do que o antecipado, acrescentando que as taxas poderão resultar pelo menos num aumento temporário da inflação, ressalvando que os efeitos poderão ser mais persistentes.
"Evitar esse desfecho vai depender da dimensão dos efeitos, do tempo que demorarem a refletir-se inteiramente nos preços e, em último caso, de manter as expectativas de inflação bem ancoradas", referiu Powell.
Powell disse que os responsáveis vão equilibrar o seu duplo mandato de fomentar o pleno emprego e a estabilidade dos preços, tendo em conta que, sem estabilidade dos preços, não poderão "alcançar os longos períodos de fortes condições do mercado de trabalho que beneficiem todos os americanos".
Para finalizar, Powell citou Ferris Bueller, o personagem principal do popular filme dos anos 80 "Rei dos Gazeteiros", para dizer que a "vida anda bastante depressa". Enquanto o banco aguarda por maior clareza, vai "continuar a analisar os dados publicados, o 'outlook' em evolução e o equilíbrio dos riscos", reconhecendo que os níveis elevados de desemprego e inflação poderão ser bastante penalizadores para as famílias, comunidades e empresas, pelo que a Fed vai continuar a fazer os possíveis para cumprir o seu duplo mandato.
Mais lidas