Economia Presidente turco ameaça facilitar entrada de 3,6 milhões de refugiados na Europa

Presidente turco ameaça facilitar entrada de 3,6 milhões de refugiados na Europa

Erdogan está insatisfeito com as críticas da Europa relativamente à ofensiva da Turquia sobre a Síria. Caso o Velho Continente mantenha o discurso, o presidente turco diz que pode conduzir milhões de refugiados para o território europeu.
Presidente turco ameaça facilitar entrada de 3,6 milhões de refugiados na Europa
Negócios 10 de outubro de 2019 às 12:36

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou que irá "abrir as portas" a 3,6 milhões de refugiados sírios que estão albergados na Turquia e que poderão procurar abrigo na Europa.

Durante um discurso em Ancara, esta quinta-feira, 10 de outubro, Erdogan avançou com ameaças dirigidas à Europa em resposta à críticas que tem recebido de vários países do Velho Continente quanto à recente ação no norte da Síria. O líder turco alertou ainda a Europa para não rotular estas operações como uma "invasão".

A Turquia iniciou esta quarta-feira uma ofensiva terrestre que penetrou pelo norte da Síria e teve como alvo uma organização armada curda, a Unidades de Proteção Popular (YPG). Um dos objetivos seria o de criar uma "zona segura" para onde pudessem ser transferidos os 3,6 milhões de refugiados sírios que se instalaram na Rússia, e os quais Ancara ameaça agora dirigir para a Europa no caso de esta manter a posição de censura destas iniciativas dos turcos.

Paralelamente, o Governo de Ancara considera os curdos terroristas pelas alegadas ligações com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), o qual defende a autonomia curda na Turquia há mais de trinta anos.

Contudo, do lado sírio da fronteira, as forças curdas serviram como um importante aliado dos Estados Unidos no combate ao Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico. Ancara encontrou agora espaço para atuar depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado no passado domingo que não iria intervir caso existisse uma ofensiva sobre os curdos.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI