Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Programas regionais financiam 300 milhões previstos para ciclovias

O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, adianta que os 300 milhões de euros previstos no Plano Nacional de Investimentos para as ciclovias "estarão no próximo orçamento plurianual e nos programas operacionais regionais".

Bruno Colaço/Cofina
Negócios jng@negocios.pt 19 de Maio de 2021 às 09:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O Plano Nacional de Investimentos prevê a alocação de 300 milhões de euros para a construção de ciclovias, que "estarão no próximo orçamento plurianual e nos programas operacionais regionais", revelou esta quarta-feira o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, em entrevista ao Público

O governante refere que o Executivo está a "preparar o suporte financeiro" para a construção das infraestruturas em conjunto com as cinco comissões de coordenação regional. Para Eduardo Pinheiro, "estas matérias devem estar integradas nos instrumentos de gestão territorial e têm de ter maturidade para que, quando as verbas estiverem disponíveis, as autarquias tenham condições para avançar com os projectos".

Eduardo Pinheiro apela aos municípios para que "ultrapassem" a ambição do Governo sobre este tema. 

Na mesma entrevista, Eduardo Pinheiro  adianta que "nos próximos dois exercícios orçamentais" o Governo deverá criar incentivos fiscais ao uso diário de bicicleta. "É uma questão de equivalência. E até pode ajudar a uma valorização social de uma forma de transporte que ainda é vista como sendo menor", refere.

O secretário de Estado revela também que em junho, o Governo irá reavaliar as receitas do Fundo Ambiental e, "havendo folga", poderá ser reforçada a verba destinada a financiar a comparticipação de bicicletas elétricas, que este ano foi de um milhão de euros e já esgotou. "As pessoas devem continuar a entregar candidaturas, porque a nossa intenção é aumentar consideravelmente a verba alocada", afirma Eduardo Pinheiro.

Ver comentários
Saber mais ciclovias eduardo pinheiro mobilidade bicicletas fundo ambiental
Outras Notícias