pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Saúde quer cortar 20% nos encargos com médicos tarefeiros

Número de horas efectuadas por tarefeiros autorizadas ronda os 2,5 milhões de euros, mas o ministro da Saúde quer ficar abaixo dos dois milhões de horas em 2012 e dos 1,5 milhões em 2013.

26 de Junho de 2012 às 17:14

O ministro da Saúde , Paulo Macedo, anunciou hoje que quer gastar menos 20% com a prestação de serviços médicos, pelo que das 2,5 milhões de horas autorizadas, as instituições de saúde deverão utilizar menos de dois milhões de horas este ano e menos de 1,5 milhões no próximo ano.

“Há uma opção política clara de reduzir e não há ninguém que não saiba que há instruções expressas de minorar o recurso a prestações de serviços. Como não há ninguém que não saiba que é absolutamente necessário recorrer à prestação de serviços”, disse esta tarde Paulo Macedo, na comissão parlamentar de saúde, explicando que a abertura do concurso para contratualização de 2,5 milhões de horas trata-se de uma mera questão de “procedimento”.

De lembrar que este concurso foi bastante criticado pelos sindicatos médicos que avançaram com um pré-aviso de greve para 11 e 12 de Julho.

Paulo Macedo disse ainda que tem muito respeito pelas carreiras médicas e que vai contratar todos os especialistas de medicina geral e familiar que concluírem o internato, bem como de todas as outras especialidades onde há carência de médicos. A questão é que, ainda assim, não chega para dar resposta às populações.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio